O BRINCAR NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL – RS
Resumo
Nesta monografia, apresentamos um estudo realizado sobre o tema do brincar no cotidiano na escola de educação infantil, trazendo a discussão sobre sua importância para o processo de aprendizagem da criança e como o professor pode usar este recurso em sala. A justificativa está pautada na importância do brinquedo/brincadeira, do lúdico para as crianças, como parte determinante no processo de aprendizagem, fazendo com que as mesmas tenham mais interesse em aprender, pois o brincar é algo do seu cotidiano. O objetivo foi compreender como a professora inclui essas atividades em seu planejamento de sala e conhecer como o brinquedo e a brincadeira são propostos no sentido de que as crianças alcancem à aprendizagem desejada. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário para a diretora e para as professoras da escola que permite analisar como a professora compreende a presença e importância do brinquedo e de brincadeiras no ambiente de aprendizagem. A fundamentação teórica pesquisada na literatura e as reflexões sobre o tema, trazem a ampliação dos conhecimentos acerca do tema, também apresentam as ideias a partir dos autores que fundamentam o tema, principalmente as ideias de Ângela M. Borba, e também uma pequena análise sobre a parte de Educação Infantil da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados da pesquisa mostram que as crianças possuem contato com brinquedos e brincadeiras diariamente na sua rotina diária. A professora faz uso desses recursos de modo que inclua seus alunos na elaboração das atividades propostas, assim como na escola dos brinquedos e dos espaços onde irão ocupar. Nos questionários respondidos, percebe-se que o reconhecimento do direito de liberdade das crianças nas brincadeiras, além de espaços favoráveis a isso, além de incluir diariamente momentos de brincadeira nos planejamentos das professoras e também propiciar atividades voltadas para a ludicidade.
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