DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE DESIGN E ERGONOMIA DO PROTÓTIPO BG20.1 DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO - UNISC
Resumo
A Equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que gerencia, projeta, constrói, testa e promove um veículo off-road do tipo Baja, com o intuito de ser posto em competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). O foco não está somente nas competições, mas também na construção de conhecimento por parte de quem participa do projeto de extensão, ou seja, a equipe sempre está em busca de um aprimoramento contínuo, baseado em estudos técnicos, melhorias de projeto e uma gestão bem estruturada, que resultará em melhores níveis nos âmbitos competitivos, contribuindo para propagandear o nome da universidade e a formação de engenheiros. As participações da equipe exigem preparação para que o desempenho seja competitivo e para que a equipe alcance sempre as metas estabelecidas. Uma das exigências impostas pela competição são as apresentações de projeto técnico por sistemas, nas quais o projeto de design e ergonomia está inserido. Assim, este trabalho objetiva apresentar todo desenvolvimento do projeto do sistema de design e ergonomia do protótipo BG20.1. A primeira versão de quatro, do veículo, desenvolvido e fabricado, em 2020, pela equipe, e que participará de competições nos próximos anos, sendo: regionais, nacionais e mundiais. O sistema de design e de ergonomia contempla diversos pontos da concepção geral do protótipo, desenvolvendo desde uma identidade visual para o carro, acabamentos, geometrias e cores; desenvolvimento do chassi, que deve garantir segurança e conforto ao condutor, além de interação entre os sistemas; estudo de materiais compósitos e projeto das carenagens, que contemplam capô e assoalho. Também é responsável pelos estudos ergonômicos para permitir conforto ao condutor, como posicionamento adequado para pilotagem e níveis de ruídos, projeto do banco e do volante. Além disso, deve-se ter preocupação com as exigências do regulamento da competição, com os requisitos dos clientes e das necessidades dos demais sistemas em termos de alocação de componentes, garantindo o melhor desempenho dinâmico do veículo, sem abrir mão do conforto e da segurança do condutor. O projeto do sistema deve ser de fácil manutenção, priorizando peças removíveis. Deve possibilitar fácil fabricação, utilização de processos de fabricação de melhor acabamento e de precisão, como pintura eletrostática, corte laser e dobra CNC. E, por fim, deve ser validado através de testes práticos. Para que seja possível o desenvolvimento do projeto, são necessários estudos bibliográficos sobre os conceitos abordados no sistema, testes e estudos práticos, bem como ferramentas de projeto, como matrizes de decisão, memoriais descritivos, instruções de trabalho e planilhas de controle e dimensionamento dos componentes. O trabalho é desenvolvido baseado em uma metodologia própria da gestão de projetos da equipe, que inicia pelo conceito geral do veículo, os desdobramentos para o sistema, através de feedbacks, problemas e melhorias, seguido da definição das metas e objetivos, desenvolvimento, resultados e conclusão. De forma geral, com o desenvolvimento do projeto, houve uma redução de massa no teor de 18% e redução nos custos de protótipo em 14,4% para o sistema. Além disso, é esperado que se classifique entre os melhores projetos da área a nível regional e nacional, contribuindo para que a equipe possa chegar ao topo, nas competições em que participar.
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ISSN 2764-2135