FLUXOS DE TRANSPORTE COLETIVO INTERMUNICIPAL, CIDADES MÉDIAS E REDE URBANA NA REGIÃO FUNCIONAL DE PLANEJAMENTO VII ? RS

Alana Vitalis, Rogério Leandro Lima da Silveira

Resumo


As ligações intermunicipais através dos fluxos de transporte coletivo de passageiros possibilitam analisar as relações espaciais entre as cidades que integram as redes urbanas, bem como permitem verificar a centralidade das cidades em relação aos fluxos de passageiros que se deslocam entre as cidades de uma dada região. As cidades médias, pela sua centralidade econômica, atraem e geram a maior parte das linhas de transportes coletivo intermunicipais existentes nos territórios regionais. Esse trabalho está sendo produzido no âmbito da pesquisa ?Policentrismo e desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul: Uma análise do papel das cidade médias e da rede urbana nos processos de coesão e desenvolvimento territorial?, pelo Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos e Regionais ? GEPEUR, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional ? PPGDR UNISC. O objetivo do trabalho é analisar a distribuição espacial dos fluxos de transporte coletivo de passageiros na Região Funcional de Planejamento VII (RFPVII), localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, com origem nas cidades médias de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa. A metodologia envolveu, inicialmente, a revisão teórica sobre os conceitos de cidade média e de rede urbana. Depois, realizou-se a coleta e organização dos dados sobre os horários das linhas de transporte coletivo intermunicipal existentes nos quadros de horários das estações rodoviárias municipais das cidades médias selecionadas, ligando essas cidades médias às demais cidades da região, nos seguintes dias da semana: segunda e sexta-feira; e sábado. Esses dados foram obtidos através de registro fotográfico realizado em maio de 2020, por integrantes da equipe de pesquisa que também atuam em universidades nessas cidades. Complementarmente, também se realizou, nos meses de abril e maio de 2020, pesquisa on-line no site Guichê Virtual (site de compra online de passagens de ônibus), sobre as linhas de ônibus e horários existentes. Por fim, foi confeccionado um mapa temático dos fluxos intermunicipais de transporte coletivo na RFPVII a partir de todos os dados coletados, identificando o número médio de horários existentes nos três dias da semana selecionados. Utilizou-se para isso o software livre QGIS. Os resultados parciais permitem observar que, grande parte dos horários e linhas de ônibus da RFPVII se concentram mais nas três cidades médias de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa. Essas cidades centralizam a maior parte dos fluxos de deslocamento de passageiros para emprego, comércio e serviços e para estudo, existentes na região. Por consequência, são elas (Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa) que irão originar a maioria das linhas e horários para as demais cidades. Os dados analisados evidenciam a centralidade e a importância dessas cidades médias na rede urbana dessa região. Destacam-se, nesse sentido, ligações intermunicipais mais representativas entre Santa Rosa e Giruá (12,66 horários), Santo Ângelo e Entre-Ijuís (17 horários) e Ijuí e Catuípe (9 horários). Dessa forma, conclui-se que o transporte coletivo intermunicipal, além de proporcionar o desenvolvimento dos fluxos de pessoas, também movimenta a economia das cidades médias selecionadas, atraindo deslocamentos pendulares de trabalhadores e de alunos, que residem em outros municípios da região, que trabalham ou que estudam em empresas e em instituições de ensino nessas cidades médias, que concentram e que oportunizam mais fontes de trabalho e estudos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135