EDUCAÇÃO INTEGRAL E ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Joice Nunes de Souza, Éder da Silva Silveira

Resumo


Inserido nas pesquisas do chamado ?estado do conhecimento?, o presente trabalho busca compreender o desenvolvimento da produção científica a respeito da Educação Integral em relação ao Ensino Médio em artigos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes. Busca contribuir para a fase exploratória do projeto ?Narrativas sobre políticas e experiências de Ensino Médio de Tempo Integral na América Latina?, vinculado ao grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação (CNPq), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A realização desta pesquisa tem como justificativa a necessidade de conhecer o que vem sendo produzido e publicado em artigos científicos sobre a temática. Os objetivos específicos foram identificar as características das pesquisas, seus principais objetos e referenciais, as lacunas existentes e os principais locais de concentração dessa produção. Os estudos realizados a partir de uma sistematização de dados, recebem a denominação ?estado da arte? quando englobam toda uma área do conhecimento, nos diferentes aspectos que geraram produções, como teses, dissertações, artigos publicados em periódicos, em anais de eventos, entre outros. Já aqueles estudos que abordam apenas um setor das publicações sobre o tema estudado vem sendo denominado de ?estado do conhecimento?. Desse modo, a metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo ?estado do conhecimento?, que tem como finalidade levantar dados sobre o conhecimento produzido por meio do mapeamento sobre o que outros pesquisadores já publicaram em periódicos, contribuindo para avaliar tal produção. O levantamento de artigos no Portal de Periódicos da Capes ocorreu através dos seguintes descritores: ?ensino médio integral? retornou 5 resultados, ?ensino médio de tempo integral? retornou 2 resultados, ?ensino médio em tempo integral? 3 resultados e ?educação integral AND ensino médio? 5 resultados, totalizando 15 periódicos. Estabeleceu-se como critério trabalhar apenas com os periódicos revisados por pares para refinar o material pesquisado. A sistematização dos dados ocorreu com a construção de uma tabela no programa Excel, com as seguintes categorias: título do artigo, ano de publicação, revista da publicação, região da universidade, universidade de origem do autor, referência, link de acesso, problema/objetivo de pesquisa e resumo. Também foram registradas, em arquivo separado, as referências sobre Educação Integral citadas em cada um dos artigos. Os resultados obtidos indicam um total de 15 artigos que abordam a temática deste trabalho, trazendo como objetos de pesquisa temas como Educação Integral, Ensino Médio Integral, reforma do ensino médio, políticas educacionais e modelo empresarial de educação. A região com mais destaque na produção foi a região nordeste com 6 artigos, em seguida a região sudeste com 4, sul e norte com 2 cada e a região centro-oeste com 1. Com a realização deste trabalho foi possível evidenciar um campo ainda incipiente de pesquisas no que diz respeito à quantidade de trabalhos científicos produzidos sobre o tema Educação Integral em relação ao Ensino Médio, bem como a relevância de novas pesquisas com enfoques e pontos de vistas diferentes que possibilitam novas abordagens de pesquisa do tipo estado da arte ou estado do conhecimento.

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ISSN 2764-2135