ORGANIZAÇÃO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DE EXSICATAS E DE SEMENTES DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS DO RS COMO APOIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS.
Resumo
Nas últimas décadas, a ação antrópica tem provocado impactos ambientais significativos sobre os ecossistemas. Um dos principais problemas é o desmatamento que fragmenta os habitats, prejudicando a conservação da biodiversidade. A perda da vegetação altera a continuidade das relações ecológicas e aumenta o risco de extinção de espécies da fauna e da flora. Com relação às espécies arbóreas nativas, existe um desconhecimento quanto ao papel dessas sobre as interações ecológicas, por parte das novas gerações. Dessa forma, a pesquisa e a extensão sobre o tema se tornam ferramentas importantes na conservação da biodiversidade e na promoção da educação ambiental. O objetivo do trabalho foi organizar coleções didáticas de exsicatas e de sementes de espécies arbóreas nativas presentes na região Alto da Serra do Botucaraí, bem como materiais didáticos em forma de jogos diversos, visando a promoção da educação ambiental e a preservação da biodiversidade junto a rede de educação básica. A metodologia seguiu as seguintes etapas 1) coleta de ramos e sementes de espécies arbóreas nativas em formações florestais naturais na região; 2) herborização dos ramos coletados e confecção das exsicatas; 3) acondicionamento das sementes; 4) organização e catalogação do material em planilhas; 5) produção de jogos relacionados ao tema; 6) atividades de Educação Ambiental: exposição das coleções de plantas e de sementes nas Escolas; roda de conversa sobre as árvores nativas; plantio de mudas. Os resultados parciais obtidos até o momento possibilitaram localizar e identificar as famílias botânicas Anacardiaceae, Asteraceae, Celastraceae, Euphorbiaceae, Fabaceae, Malvaceae, Myrtaceae, Rhamnaceae, Rosaceae, Rubiaceae, Sapindaceae, e coletar ramos e sementes das espécies Allophylus edulis (A.St.-Hil. et al.) Hieron. ex Niederl. (chal-chal, vacunzeiro), Calliandra tweediei Benth. (topete-de-cardeal), Calyptranthes pileata D. Legrand (nome comum não encontrado), Dasyphyllum brasiliensi ( Spreng.) Cabrera (sucará), Lithraea brasiliensis Marchand (aroeira-brava), Lueha divarivata Mart. & Zucc (açoita-cavalo), Maytenus aquifolia Mart. (espinheira-santa), Maytenus evonymoides Reissek ( nome comum não encontrado), Maytenus muelleri Schwacke (espinheira-santa), Myrrhinium atropurpureum Schott (pau-ferro), Prunus myrtifolia (L.) Urb. (pessegueiro-bravo), Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan (angico-vermelho), Randia ferox (Cham. & Schltd.) DC. (limoeiro-do-mato), Scutia buxifolia Reissek (coronilha) e Sebastiana commersoniana (Baill.) L. B. Sm. &Downs (branquilho). Foi, também, produzido um vídeo sobre a confecção de material lúdico em forma de lupa, para estimular as crianças a observarem a morfologia das folhas e flores, assim como um jogo de memória criando relações entre as imagens de folhas e as respectivas espécies. Acredita-se que os materiais produzidos contribuirão para o desenvolvimento de uma consciência ambiental, para a preservação dos recursos naturais, em estudantes da educação básica da região, assim como o reconhecimento sobre a importância das espécies arbóreas nativas para os ecossistemas e a necessidade de preservá-las.
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ISSN 2764-2135