ESTUDO DE CASO: O COMPORTAMENTO BORDERLINE SOB O OLHAR DA TERAPIA SISTÊMICA

Alicia Carolina Carvalho, Dulce Grasel Zacharias

Resumo


Este estudo de caso compõe um trabalho apresentado à disciplina de Estágio Integrado I, realizado no Serviço Integrado de Saúde (SIS), localizado na Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC. Relata a história de um paciente de 12 anos, que é atendido no SIS desde 2019, aqui chamado de Cravo para preservar sua identidade. Neste trabalho, busca-se compreender a história do paciente e seu contexto familiar, bem como os mecanismos que mais utiliza para lidar com seus conflitos e frustrações. Cravo iniciou os atendimentos por encaminhamento do neuropediatra, que alegou dificuldades nos relacionamentos interpessoais e também grande déficit de atenção. Entretanto, segundo sua mãe, a queixa principal é a desobediência e a rebeldia do menino. É perceptível em seu comportamento alguns traços de personalidade bordeline e também é levado em consideração o transtorno de déficit de atenção. Cravo tem uma instabilidade nas relações interpessoais, na auto imagem e nos afetos e também um grande medo de ser abandonado. Além de ter sido negligenciado, rejeitado e abandonado pela mãe biológica, Cravo também não é reconhecido nem pela família adotiva e nem pelo seu ciclo de amigos, se refugiando em jogos online. A vida de Cravo é bastante dura, ele vive em uma família distanciada e que não reconhece suas opiniões. Não é visto e nem ouvido de verdade. As fantasias dele ajudam-o a aliviar seu sofrimento, dessa forma, acaba buscando por um mundo mais interessante, criando-o durante as partidas do Free Fire. Cravo também apresenta esquecimentos, tanto nos atendimentos quanto em casa, desde suas atividades escolares até coisas simples que lhe pedem. O menino não presta atenção em detalhes e comete erros por descuido nas tarefas da escola e nas atividades realizadas nos atendimentos. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente, parecendo estar em um outro mundo, mesmo quando não há qualquer distração. Também, nota-se que Cravo evita afazeres que exijam esforço mental prolongado, fazendo assim as atividades mais rápidas e de seu interesse. Por fim, é possível perceber que Cravo compreende a importância da psicoterapia oferecida no Serviço Integrado de Saúde, preocupando-se com suas faltas. Nesse processo terapêutico, o menino teve um espaço para falar de suas frustrações e desânimos em relação à sua família. Cravo já teve evoluções durante a terapia, reconhecidas até mesmo pela mãe. Entretanto, o menino ainda vem se descobrindo, desenvolvendo seus potenciais e aos poucos revelando seu mundo interno. Palavras chave: Adolescência; Relação familiar; Fuga da realidade

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ISSN 2764-2135