INVESTIGANDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM ESTUDO DE EYETRACKING

Diéssica Rocha de Carvalho, Thayná Karoline dos Santos Schiefferdecker, Gabriel Colbeich Lopes, Rosângela Gabriel

Resumo


O presente resumo faz parte do projeto de pesquisa ?O trabalho dos olhos durante a aprendizagem da leitura em crianças e adultos iletrados: investigando linguagem e cognição por meio dos movimentos oculares?. Pretende-se aprofundar a compreensão dos efeitos sobre a linguagem e a cognição a partir da metodologia de rastreamento ocular (eyetracking), técnica que é capaz de monitorar o movimento dos olhos durante a realização de alguma tarefa com estímulos visuais, como ao olhar imagens, objetos ou textos. Nesta pesquisa, palavras e imagens serão utilizadas para investigar os processos cognitivos subjacentes e decorrentes da aprendizagem da leitura, por meio do rastreamento ocular, durante a realização dos testes desenvolvidos. Os participantes estão divididos em dois grupos, sendo o primeiro com crianças aprendendo a ler (pré-escola, primeira e segunda séries do ensino fundamental) e adultos aprendendo a ler (analfabetos e ex-analfabetos), além do grupo de controle com adultos alfabetizados na infância. Dentre os objetivos específicos do projeto, buscaremos investigar o processo de aprendizagem da leitura, com crianças frequentando as séries iniciais do ensino fundamental, e os microprocessos envolvidos nessa aprendizagem, com ênfase naqueles relacionados à atenção, memória e funções executivas. Além disso, iremos investigar a plasticidade cerebral na idade adulta, com base na observação das alterações cognitivas decorrentes da aprendizagem da leitura em adultos que aprenderam a ler tardiamente, em comparação com aqueles que não aprenderam a ler. Ainda, iremos avaliar como os testes empregados podem contribuir para identificar crianças com potenciais dificuldades na aprendizagem da leitura, com o objetivo de propiciar estratégias de intervenção "precoce". Por fim, buscamos contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas amparadas nos conhecimentos científicos sobre a aprendizagem e o processamento da leitura. A realização dos testes estava prevista para ocorrer no primeiro semestre do ano de 2020, contudo, o isolamento social decorrente da pandemia impossibilitou-a de acontecer neste ano, visto que os testes com os dispositivos de rastreamento ocular, que contemplam a maior parte dos experimentos, precisam ocorrer presencialmente. Em nossa participação na Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, apresentaremos o referencial teórico que ampara a pesquisa e também os instrumentos a serem utilizados na coleta de dados, quando as condições sanitárias permitirem a realização dos testes.


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ISSN 2764-2135