A VIVÊNCIA DE ALUNAS DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ALUNOS EM FORMAÇÃO
Resumo
Introdução: O Programa Institucional de Cursos de Capacitação para Alunos em Formação (PICCAF) é oferecido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na modalidade de edição de inverno e verão, contemplando diversos cursos da área da saúde, possuindo cada um, os seus próprios critérios para seleção de alunos. O objetivo do PICCAF é proporcionar aos alunos, ainda durante a formação acadêmica, uma prévia inserção no ambiente hospitalar através da realização de atividades extracurriculares, visando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências imprescindíveis para produção de cuidado e saúde nesse ambiente. Objetivo: Proporcionar uma reflexão sobre a importância da atividade extracurricular para o aluno em formação, através do relato de experiência de acadêmicas de Psicologia no PICCAF, realizado entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2020. Metodologia: Trata-se de um relato sobre a experiência de vivenciar o curso de Capacitação Introdução à Psicologia Hospitalar através da descrição das etapas do curso. O ponto inicial foi o conteúdo teórico disponibilizado previamente, para introduzir o aluno através de um seminário sobre o HCPA, a história da psicologia hospitalar, a relação do trabalho e adoecimento psíquico, o papel do psicólogo no hospital, o trabalho em equipe e a atuação em unidade de dependência química. Cursos EAD sobre ?O agir no ambiente hospitalar?, ?Conduta e Integridade no HCPA? e ?Incêndio e outras emergências? eram requisitos para o início do curso na instituição. No que tange ao conteúdo prático, com duração de 1 semana no mês de janeiro de 2020, em contato mais próximo a diferentes áreas de atuação do profissional psicólogo: Materno infantil, Centro de Tratamento Intensivo, Pacientes Cirúrgicos, Unidade Álvaro Alvim, Emergência e Fisiatria. Principais resultados: A inserção do estudante em uma instituição hospitalar como essa aqui mencionada, considerada referência em diversas especialidades e para tantas cidades do Rio Grande do Sul e do País inteiro, é uma experiência grandiosa geradora de inúmeras expectativas, as quais são atravessadas pelo surgimento de questionamentos acerca das possibilidades de atuação profissional da psicologia e das possibilidades enquanto acadêmicas inseridas nesse espaço. Nesse sentido, tanto as equipes quanto as supervisoras faziam colocações pertinentes, estabelecendo sempre conexões entre o seu fazer através de conteúdo teórico e explicativo, abordado sempre no início da manhã; e o fazer através de conteúdo prático, vivenciado em momento posterior, por meio de visitação ao local de atuação. Conclusões do trabalho: Acredita-se que o programa atende às suas propostas quando objetivado em propiciar uma introdução ao fazer da psicologia hospitalar, pois, embora o atendimento observado ou conduzido pelos alunos não estivesse entre as possibilidades enquanto acadêmicos, o acompanhamento das equipes nas unidades acima referidas é demasiado importante por possibilitar a compreensão da rotina de um serviço de psicologia clínica hospitalar, bem como o papel do psicólogo na instituição e suas possibilidades de promoção de saúde mental nas diferentes unidades. Ademais, o PICCAF oportunizou o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduação, podendo ser definido como uma experiência relevante para a formação por viabilizar ao acadêmico uma inserção que contempla dois eixos essenciais para a atuação na psicologia hospitalar: teoria e prática.
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ISSN 2764-2135