PEDAGOGIA HOSPITALAR UM OLHAR AO TRABALHO DO PEDAGOGO
Resumo
Esta pesquisa monográfica apresenta como tema principal a Pedagogia Hospitalar, o estudo foi direcionado a fazer uma reflexão a respeito do trabalho do pedagogo dentro de um ambiente hospitalar. A Pedagogia Hospitalar é um tema pouco discutido e conhecido pela nossa sociedade, pois ao falar sobre esse assunto, muitas pessoas, na maioria das vezes, acreditam que essa modalidade de ensino é algo de pequena importância na vida das crianças e/ou de adolescentes hospitalizados. Entretanto, para quem fica afastado do ambiente escolar, seja por dias, meses ou até anos realizando tratamentos de saúde nos hospitais, é muito difícil ficar longe do convívio com amigos, colegas e professores, e este trabalho se torna muito significativo, visto que, nesse momento de aprendizado e de diversão, que eles esquecem todas as dificuldades e barreiras causadas pela hospitalização. Pois, está sendo oportunizado uma continuidade no processo de construção das aprendizagens. O presente estudo tem como objetivo principal compreender quais as atribuições e potencialidade das ações do pedagogo dentro do ambiente hospitalar, e como realiza e articula o seu trabalho para atender as necessidades das crianças, pois muitas crianças são internadas diariamente, por diferentes circunstâncias, e, dessa forma, ficam impedidas de frequentar a escola. Os objetivos específicos da pesquisa foram os seguintes: potencializar qual o papel do pedagogo em relação às crianças hospitalizadas; analisar como a pedagogia hospitalar oferece auxílio às crianças, assim como também aos seus familiares, durante o período de internação e tratamento; conhecer a diferença entre Classe Hospitalar e Brinquedoteca hospitalar, categorizando a importância de ambas; a respeito da metodologia utilizada para a pesquisa, foi feito uso da metodologia de cunho qualitativo-bibliográfico. E, por fim, como elementos conclusivos da pesquisa, gostaria de destacar que o pedagogo, ao trabalhar em um hospital, pode atuar em diferentes espaços, como as brinquedotecas, enfermarias, quartos e no ambulatório. Cada um dos ambientes deve ser planejado, pois dessa maneira oferecem possibilidades de construção do conhecimento pela criança, além de respeitar as capacidades e necessidades de cada uma delas que está em período de internação. Afinal, a internação de uma criança precisa ser cuidada também do ponto de vista pedagógico e não somente pelo campo da saúde. A pedagogia se insere assim, em vários espaços não escolares.
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar. Criança e Adolescente. Aprendizagem.
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ISSN 2764-2135