RECEPTIVIDADE EM REDES SOCIAIS: LEVANTAMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA INTERAÇÃO DIRETA DE USUÁRIOS EM PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE BRASILEIRO EM CANAIS DIGITAIS
Resumo
Introdução: Os discursos da Saúde envolvem diversas práticas pedagógicas, tanto no que se refere ao cotidiano da população quanto no que diz respeito à Educação Básica e salutar. Eles são potentes e ocasionam desdobramentos culturais, instituindo modos de ser e de valorar sujeitos, sociedades e parcelas espaciais de acordo com diferentes costumes ou condições de saúde. Entender o modo como tais dinâmicas se estabelecem é bastante relevante para a elaboração de políticas públicas e ações sociais positivas. Portanto, propõe-se o levantamento de dados que oportunizem problematizar o potencial interativo das práticas discursivas relacionadas à saúde concernentes às publicações no Facebook, bem como proporcionar a mensuração acerca de como elas operam. Objetivo: busca-se, de forma incipiente - e a partir da análise do número de seguidores e de uma média do contingente total de publicações, de curtidas e de comentários -, identificar pistas acerca do alcance obtido pelas orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS) em sua página no Facebook. Sucessivamente, almeja-se mensurar qualitativamente a receptividade dos espectadores da página no Facebook do MS a partir do impacto causado pelas publicações. Metodologia: Em um primeiro momento, estabeleceu-se a pesquisa de maneira quantitativa através da sistematização de números concretos relacionados ao impacto causado pelas publicações página no Facebook do MS, a fim de criar-se um ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa. Em seguida, visa-se à compreensão do impacto das publicações realizadas a partir de um viés qualitativo. Para isso, construir-se-á um algoritmo capaz de distinguir e sinalizar as palavras mais recorrentes nos comentários. Em posse desses dados, será possível a mensuração da receptividade dos telespectadores para com as publicações realizadas pelo MS. Resultados e Discussões: após análise preliminar, foram encontrados os seguintes dados: a página conta com 5.390.161 seguidores e 2.966.596 curtidas, totalizando, aproximadamente, 8M de acompanhamentos à página, ao passo que cerca de 0,011% - com base no valor médio do mês de agosto de 2020 - desse total é representado por interações no formato de comentários, esses que subsidiarão a próxima etapa da pesquisa. Nesse contexto, é possível afirmar que existe uma determinada interação do público para com o MS por meio de publicações e comentários. Entretanto, a interação não se delimita somente em usuários receptivos e, exatamente por isso, torna-se imprescindível avaliar, mensurar e problematizar a real comunicação que ocorre nas redes sociais. Conclusão: depreende-se, por fim, a relevância dos dados quantitativos levantados, uma vez que eles servem como indicativos do alcance das publicações realizadas pelo MS. Nesse sentido, torna-se extremamente pertinente a análise qualitativa dos indicadores, visto que o impacto causado não está necessariamente refletido no alcance obtido, podendo ele ser tanto positivo, quanto negativo. Portanto, dessa maneira, entende-se que a problematização da receptividade dos espectadores da página do MS no Facebook possa oportunizar informações significativas, sobretudo no que diz respeito à implementação de ações sociais positivas.
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ISSN 2764-2135