RECEPTIVIDADE EM REDES SOCIAIS: LEVANTAMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA INTERAÇÃO DIRETA DE USUÁRIOS EM PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE BRASILEIRO EM CANAIS DIGITAIS

Lucas Gomes Ribeiro, Maria Dora Waechter Lima, Joice Daiane da Silva, Gabriel Couto Machado, Gabriel Felipe Tosta, Marcelo Carneiro, Patrick Luiz Martini, Caue Dal Berto Rathke, Camilo Darsie de Souza

Resumo


Introdução: Os discursos da Saúde envolvem diversas práticas pedagógicas, tanto no que se refere ao cotidiano da população quanto no que diz respeito à Educação Básica e salutar. Eles são potentes e ocasionam desdobramentos culturais, instituindo modos de ser e de valorar sujeitos, sociedades e parcelas espaciais de acordo com diferentes costumes ou condições de saúde. Entender o modo como tais dinâmicas se estabelecem é bastante relevante para a elaboração de políticas públicas e ações sociais positivas. Portanto, propõe-se o levantamento de dados que oportunizem problematizar o potencial interativo das práticas discursivas relacionadas à saúde concernentes às publicações no Facebook, bem como proporcionar a mensuração acerca de como elas operam. Objetivo: busca-se, de forma incipiente - e a partir da análise do número de seguidores e de uma média do contingente total de publicações, de curtidas e de comentários -, identificar pistas acerca do alcance obtido pelas orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS) em sua página no Facebook. Sucessivamente, almeja-se mensurar qualitativamente a receptividade dos espectadores da página no Facebook do MS a partir do impacto causado pelas publicações. Metodologia: Em um primeiro momento, estabeleceu-se a pesquisa de maneira quantitativa através da sistematização de números concretos  relacionados ao impacto causado pelas publicações página no Facebook do MS, a fim de criar-se um ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa. Em seguida, visa-se à compreensão do impacto das publicações realizadas a partir de um viés qualitativo. Para isso, construir-se-á um algoritmo capaz de distinguir e sinalizar as palavras mais recorrentes nos comentários. Em posse desses dados, será possível a mensuração da receptividade dos telespectadores para com as publicações realizadas pelo MS. Resultados e Discussões: após análise preliminar, foram encontrados os seguintes dados: a página conta com 5.390.161 seguidores e 2.966.596 curtidas, totalizando, aproximadamente, 8M de acompanhamentos à página, ao passo que cerca de 0,011% - com base no valor médio do mês de agosto de 2020 -  desse total é representado por interações no formato de comentários, esses que subsidiarão a próxima etapa da pesquisa. Nesse contexto, é possível afirmar que existe uma determinada interação do público para com o MS por meio de publicações e comentários. Entretanto, a interação não se delimita somente em usuários receptivos e, exatamente por isso, torna-se imprescindível avaliar, mensurar e problematizar a real comunicação que ocorre nas redes sociais. Conclusão: depreende-se, por fim, a relevância dos dados quantitativos levantados, uma vez que eles servem como indicativos do  alcance das publicações realizadas pelo MS. Nesse sentido, torna-se extremamente pertinente a análise qualitativa dos indicadores, visto que o impacto causado não está necessariamente refletido no alcance obtido, podendo ele ser tanto positivo, quanto negativo. Portanto, dessa maneira, entende-se que a problematização da receptividade dos espectadores da página do MS no Facebook possa oportunizar informações significativas, sobretudo no que diz respeito à implementação de ações sociais positivas.

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ISSN 2764-2135