VOCALIZAÇÃO: A PERFORMANCE DO CORPO E DA VOZ COMO EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM

Andressa dos Santos Torres, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações e os estudos realizados como bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Experiência poética e docência na Educação Básica: linguagem, intercorporalidade e mundo. A pesquisa em andamento tem levado o grupo de pesquisa a refletir sobre a experiência de linguagem como experiência de mundo durante a rotina semanal de estudos remotos, levando em consideração os escritos de estudiosos do tema, suas hermenêuticas filosóficas e dos próprios trabalhos já publicados pelos pesquisadores integrantes do grupo, promovendo o diálogo e o questionamento coletivo sobre linguagem, intercorporalidade e mundo, possibilitando uma aproximação dos questionamentos filosóficos acerca dos atos e gestos de docentes da Educação Básica. Para isso, organizamos, promovemos e participamos de ações  como seminários, cursos de extensão, pelo grupo denominado ?exercícios mínimos?, leituras coletivas e elaboração de atividades, que nos proporcionam momentos de trocas de experiências de pensamento e produção de  conhecimentos, propondo interrogar o desafio da docência em outras instituições de ensino convidadas. O diálogo entre pesquisadores e docentes da Educação Básica ocorre a partir dos métodos lúdicos que provoquem o poético de suas ações, favorecendo provocações à imaginação e desafio ao raciocínio em suas aulas como ferramenta essencial no processo de ensino, compreendendo essa experiência como forma de estar em linguagem no mundo. Mais do que isso, a linguagem não somente faz parte do mundo humano como é o mundo em si, pois a linguagem está para o humano de uma forma que não está para nenhum outro ser vivo. Diante disso, podemos ressaltar que é somente na conversação que a linguagem se torna autêntica, através do entendimento mútuo, porque por sua vez, a linguagem é a linguagem da conversação, sendo muito além de  um meio de entendimento, mas um processo de vida, que nos permite ser e não ser. Para além de informação e comunicação, a experiência de linguagem permite situar-se no mundo, elevar-se ao mundo. Dessa forma, a ampliação de mundo só é possível pela linguagem, justificando, então, o principal motivo da educação e o ensino da pesquisa. Nesse contexto de estudos desenvolvidos no projeto e no grupo de pesquisa, surge o interesse particular de aproximar os campos da educação e de Letras a partir da vocalização como performance da linguagem. Para os teóricos, por fundamentar o funcionamento, a modalidade e o efeito da transmissão oral, o corpo sensível e mundano emerge de forma plena através da voz. O texto toma forma e força através da vocalização, que em condição de performance é composta por lugar, finalidade de transmissão, público que assiste, tempo, clima, ação do locutor, entre tantos outros. Assim, as tradições orais, enquanto língua, propicia a única possibilidade de conhecer o nome e a conduta dos ancestrais, mas a palavra oral passa por uma constante reorientação de escolhas existenciais, e se altera cada vez que tange a nossa essência e coexistência de ser-no-mundo.


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ISSN 2764-2135