A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS AIEF: CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS CURRICULARES E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.

Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Goncalves, Manoella Cibeli Schwantes, Cláudio José de Oliveira

Resumo


A docência em Matemática nos AIEF: contribuições das disciplinas curriculares e estágios supervisionados. INTRODUÇÃO: neste trabalho apresentamos os resultados parciais da pesquisa ?Docência, Etnomatemática e Práticas Educativas? (2019/2-2020/1). Nela, problematizamos a constituição da docência e a formação matemática de um grupo de estudantes-professoras. Como se produzem os discursos sobre a(s) docência(s) para ensinar matemática(s) nos anos iniciais em um curso de Pedagogia de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul? O problema está desdobrado na seguinte questão norteadora: como os Estágios Supervisionados e as disciplinas do componente curricular Matemática incidem na apropriação de conceitos matemáticos e na constituição da(s) docência(s) para ensinar matemática(s) nos anos iniciais? Os aportes teóricos assumidos são os estudos acerca da Etnomatemática e da constituição da Docência. OBJETIVO(S): o objetivo do estudo é compreender como se constitui uma docência para aprender e ensinar matemática nos anos iniciais. O foco central são os componentes curriculares do Curso que abordam a Matemática e sua docência e o Estágio Curricular realizado nos AIEF. Com isso, pretendemos produzir e difundir conhecimentos sobre como se constitui uma docência para aprender e ensinar matemática nos anos iniciais em um Curso de Pedagogia. METODOLOGIA: para alcançar os objetivos, a pesquisa assume uma dimensão qualitativa, baseada em três principais etapas: revisão de literatura, análise de documentos e questionário online, enviado pelo Google Docs ao grupo de estudantes-professoras do Curso de Pedagogia que já realizaram o estágio curricular nos AIEF, nos anos de 2017 e 2018. No levantamento inicial, aproximadamente 20 (vinte) alunas cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado, no período proposto. O documento foi elaborado com questões objetivas e dissertativas divididas em cinco blocos: a) Identificação, b) Sobre sua formação acadêmica, c) Sobre sua formação acadêmica para ensinar matemática nos anos iniciais, d) Docência para ensinar Matemática no estágio com os anos iniciais, e) Formação continuada. RESULTADO:  em síntese, encontramos os seguintes resultados. No item ?a?, 80% atuam na Educação Infantil, 100% são mulheres. Nos itens ?b? e ?c?, 80% fizeram o Curso de Pedagogia na mesma instituição e afirmaram ter dificuldades na realização de cálculos básicos envolvendo o conhecimento matemático. Nos itens ?d?, ?e? e ?f?, houve destaque no planejamento das aulas para o estágio. As participantes da pesquisa que responderam o questionário destacaram, ainda, as atividades práticas durante as disciplinas e o apoio das supervisoras e da professora ?titular? nas escolas no planejamento e na realização das ações de estágio. CONCLUSÃO: assim, como conclusões provisórias, encontramos prescrições de uma docência centrada na ação do professor: algumas condutas e modos ?corretos? de agir, de ensinar na sala de aula, para alcançar uma educação matemática de ?qualidade?; a ideia de um currículo linear, ordenado em blocos ou eixos de conteúdo; a ênfase na ?realidade? para ilustrar acontecimentos que contextualizam o ensino de matemática. Desde modo, precisamos discutir amplamente a formação de professores no que se refere à docência em Matemática, bem como colocar no centro de suas reflexões a necessidade de articulação entre os conteúdos, disciplinas contempladas na formação e unidade teoria/prática como aspecto essencial no aprender a ensinar.

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ISSN 2764-2135