VÍDEOS TUTORIAIS PARA AULAS REMOTAS: UM NOVO MODELO DE TRABALHO APOIADO PELO PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL

Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Adriano José Bombardieri

Resumo


A disseminação do novo coronavírus COVID-19 provocou uma reformulação abrupta nos ambientes escolares, sendo necessário implementar novas metodologias de ensino para dar seguimento ao ano letivo de 2020. Com base nesse contexto, o uso das tecnologias digitas foi o elemento-chave para que milhares de estudantes pudessem acompanhar as aulas, mesmo distantes da escola. Em contrapartida, novas metodologias escolares exigem capacitação, tanto no uso da tecnologia através de ambientes virtuais, bem como, na forma de acompanhamento da aptidão dos alunos. Ainda, mesmo que, em meio a uma era digital dominante, milhares de estudantes brasileiros não dispõem de acesso à Internet e aos ambientes virtuais didáticos. Da mesma forma, muitos professores possuem sérias carências na utilização de ferramentas para aulas remotas. Para contornar esse momento, o Projeto UNISC Inclusão Digital (Projeto UID) disponibilizou-se em auxiliar os professores e estudantes com o desenvolvimento de vídeos explicativos sobre ferramentas digitais que auxiliassem em aulas remotas. A proposta teve como método uma ação conjunta de bolsistas e professores envolvidos no projeto. O material didático foi planejado em reuniões semanais e disseminado na Internet, por meio do YouTube no canal do Projeto UID. Na primeira etapa foram analisadas quais ferramentas digitais seriam mais úteis aos professores e estudantes, sendo que, após cada reunião, os bolsistas tiveram a incumbência de criar vídeos tutoriais de uso dessas tecnologias. As principais ferramentas digitais utilizadas pertencem à Google, que disponibiliza diversos aplicativos, sendo o Google Sala de Aula (Classroom), o YouTube, Google Meet e o aplicativo de formulários (Google Forms). Além desses, também foi utilizado o Kahoot, que é uma plataforma de aprendizado baseado em jogos que permite gerar quiz e testes de múltipla escolha e o Padlet, um aplicativo que permite criar quadros virtuais para organização das tarefas. Já na segunda etapa foram realizadas lives que abordaram temas sobre os aspectos cognitivos impactados pela pandemia e como a importância da educação em computação na escola são importantes para o cenário atual, visando a educação do aluno. Os vídeos tutoriais e as lives estão disponíveis no canal do projeto através do link, https://www.youtube.com/channel/UCSQx-ycuTOTCUSg_dSgyfiA/videos. Nesse panorama, observa-se que os vídeos foram úteis a muitos professores que relataram ter aprendido como utilizar as ferramentas digitais para aulas remotas. As lives contaram com cerca de 130 participantes, cada, e centenas de acessos posteriores. Considera-se que a ação do Projeto UID causou impacto positivo para mudanças de paradigmas no contexto do ensino, tendo em vista que, mesmo em um cenário de distanciamento social inesperado, o ano letivo pôde ter sequência, e professores e estudantes puderam estar mais envolvidos com as tecnologias digitais a favor do estudo e do aprendizado.

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ISSN 2764-2135