DESENVOLVIMENTO DE JOGO ELETRÔNICO COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO À QUESTÃO DO LIXO NO MEIO AMBIENTE

Rangel Fernando Ebert, Viviane Müller

Resumo


A abordagem e a busca de soluções para os problemas ambientais ganhou força nos últimos anos, em função das ameaças ao meio ambiente. Desmatamento, poluição do ar, dos rios, dos oceanos e do solo são os problemas que mais preocupam os ambientalistas. O descarte incorreto do lixo tem uma contribuição significativa para que esses problemas ocorram, causando enormes impactos sociais e ambientais. A conscientização da população se torna cada vez mais imprescindível e, nesse sentido, existem vários projetos sendo executados, porém, somente eles não conseguem atingir os resultados esperados. Com isso, faz-se necessário pensar estratégias inovadoras para colaborar na conscientização da população sobre os malefícios causados pelo descarte irresponsável do lixo. Afinal, a maior parte dos problemas ambientais decorrem das ações humanas, na maioria das vezes, impulsionada devido à falta de informação. Nesse sentido, como forma de transmitir informação de maneira mais eficaz e auxiliar na conscientização da população sobre esse problema, pensou-se na utilização de um serious game, um jogo com enfoque educacional, que vá além de apenas entreter e que seja capaz de levar educação e conhecimento. O jogador vivencia experiências a cada interação no mundo virtual do jogo, que permite que ele aprenda enquanto joga e se diverte, de uma maneira que facilite a absorção daquela informação que se tenta passar. O jogo está sendo desenvolvido a partir de objetivos bastantes claros, relacionados ao problema ambiental do descarte indevido do lixo, incitando o jogador a realizar as ações corretas de descarte de acordo com o que é apresentado na tela. No jogo, o jogador poderá escolher quais atitudes deve tomar em relação ao meio ambiente, tomando consciência dos efeitos negativos que o descarte e manuseio incorreto do lixo podem causar, e qual seria a maneira correta de agir. Essa tática de conscientização visa impactar as ações do cidadão em seu dia a dia, mostrando a importância das suas atitudes frente às pessoas e ao mundo ao seu redor. Em sua essência, os jogos envolvem e divertem o usuário, provocando o interesse através de suas interações e desafios, por isso podem ser muito úteis como ferramentas educacionais. O aprendizado se dá pela descoberta do jogador enquanto interage com o mundo fictício. O ambiente livre dos riscos reais incentiva o jogador a tomar decisões, boas ou ruins, e a sofrer as respectivas consequências  a cada interação. A utilização de jogos como forma de aprendizado tem sido aplicada com uma frequência maior nos últimos anos, pois, quando bem elaborados e utilizados, são excelentes ferramentas de ensino pelo seu efeito motivador. Pensar em formas diferenciadas para os problemas sociais e ambientais são atitudes que podem ser cruciais para o nosso futuro, e os relatos inspiradores de que os serious games colaboram para o aprendizado serviram de base para a realização deste trabalho. Quando o protótipo estiver pronto, será aplicado um questionário junto a um grupo selecionado de pessoas, como forma de validação, a fim de identificar se o jogo foi capaz de transmitir as informações necessárias de forma eficiente, para que o jogador adquira o conhecimento que este trabalho se propôs a disseminar.


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ISSN 2764-2135