APLICAÇÃO DOS CHATBOTS NA ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Maria Paula Pacheco Moysés, Ana Caroline Holde Pinheiro, Lia Gonçalves Possuelo, Rejane Frozza, Janine Koepp

Resumo


INTRODUÇÃO: As tecnologias têm ocupado um papel fundamental na área da saúde. Ela permite que muitos processos sejam simplificados, promovendo a otimização do tempo. Uma inovação no campo das tecnologias são os chatbots, sistemas baseados em inteligência artificial, que podem atuar como agentes de conversação automatizados, capazes de promover a saúde, fornecer educação e estimular mudanças de comportamento. Desta forma, analisar a qualidade dos estudos já existentes sobre a temática, poderá estimular a construção e o aperfeiçoamento de novos aplicativos. OBJETIVO: realizar uma revisão bibliográfica sobre chatbots existentes na área da saúde, identificando quais os temas que estão sendo associados a essa ferramenta disponível para utilização . METODOLOGIA: trata-se de uma revisão integrativa por busca de artigos utilizando o seguinte descritor ?chatbots? or ?chatterbots? and ?health? nas plataformas PUBMED e LILACS. Foram encontrados 65 artigos no PUBMED e nenhum no LILACS. Durante a primeira etapa de análise utilizamos como critério de exclusão artigos pagos (17), em sequência eliminamos periódicos que não apresentavam sua versão completa disponível em PDF na plataforma (7), posteriormente foram anulados também os artigos que não tratavam da temática chatbots (1) , além dos duplicados (1). Ao final dessa etapa nossa amostra contava com um total de 39 artigos. RESULTADO: para organizar e examinar os 39 artigos selecionados, criamos uma espécie de legenda, que contava com 4 categorias, que são elas: chatbot em apoio emocional, chatbot relacionado a  doenças específicas, pesquisa sobre funcionamento de chatbots e aqueles que não abordavam o tema. Como  resultado desse agrupamento, notou-se que a grande maioria (15) estava relacionada a tratamento ou cuidados de alguma patologia, sendo que as doenças citadas foram anemia falciforme, questões de saúde mental, parkinson, câncer, doenças inflamatórias, calculose renal, HPV,  HIV, COVID-19 e obesidade. Os outros 15 estudos são referentes aos aplicativos utilizados como apoio emocional, em seguida vêm aqueles relacionados aos estudos específicos sobre chatbots, que apresentam sua funcionalidade para a área da saúde (8), já a última classificatória, que se refere aos artigos que não abordam a temática chatbots, encontramos apenas 1. Observa-se com esses resultados que estudos que instruem sobre a utilização dos chatbots na saúde são limitados, infelizmente podendo prejudicar a aceitabilidade dos usuários, ou ainda, a elaboração desses aplicativos por interessados pelo tema. CONCLUSÃO: superficialmente, em primeiro olhar, evidencia-se que esse campo, por ser relativamente novo, não apresenta extensa quantidade de artigos sobre a temática, principalmente, com foco em sua estrutura e construção. No entanto, verifica-se o grande potencial dessa ferramenta na área da saúde, principalmente, em relação à segurança do paciente, contribuindo para a eficácia do atendimento em saúde.

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ISSN 2764-2135