A PUBLICIDADE NA INFLUÊNCIA DE COMPORTAMENTOS MAIS SUSTENTÁVEIS

Nathália Gewehr Fenner, Ângela Cristina Trevisan Felippi

Resumo


O comportamento do consumidor é um amplo campo de estudo que surgiu na década de 60, evoluindo em paralelo às teorias da comunicação, que estudavam como funcionam as práticas comunicacionais e os diversos favores que influenciam no envio de uma mensagem a um receptor. Neste nicho comportamental, uma das situações estudadas é como o consumidor reage a causas importantes – entre elas, causas sociais e ambientais. Como causas ambientais, pode-se entender questões como mudanças climáticas, poluição, desmatamento, extinção de espécies, queimadas, contaminação química da água e descarte excessivo de resíduos. Dentro disso, um problema cada vez maior é a produção e descarte de plástico, que é um material extremamente lento para se decompor e, por isso, cruelmente nocivo aos seres vivos, principalmente marinhos. O acúmulo de problemas ambientais, intensificado pela cultura de descarte ainda maior consequente da pandemia da COVID-19, acelera o processo de degradação do meio ambiente e do aquecimento global. Essa situação contribuiu para a emergência de uma consciência ecológica, que desperta em várias pessoas o desejo de ajudar, de alguma forma, na sustentabilidade e na preservação dos recursos naturais do planeta. Diversas marcas também aderiram a práticas sustentáveis e, ainda, muitas empresas foram criadas com o propósito de contribuir para um mundo mais ecológico e sustentável. Além de venderem produtos ecológicos, muitas dessas marcas também trazem em sua estratégia de comunicação ações, como materiais digitais ou físicos, que promovam direcionamentos para aqueles que querem aprender mais sobre práticas ecológicas para o dia a dia, incentivando a consciência ecológica em todos os aspectos da rotina e da vida. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, através de materiais bibliográficos e análise de documentos de uma marca, de que forma a publicidade está presente na construção de comportamentos mais sustentáveis e quais os possíveis impactos dessas iniciativas nas esferas social e ambiental. Para a análise, utiliza como estudo de caso a marca B.O.B, uma empresa de cosméticos sólidos que possui o propósito de incentivar o consumo consciente e reduzir o descarte de embalagens, especialmente plásticas, contribuindo na redução do impacto ambiental. O desenvolvimento do trabalho divide-se em três partes: a primeira traz teorias e estudos a respeito do comportamento do consumidor, especialmente diante de causas ambientais; a segunda parte explora as potencialidades da publicidade sustentável e a emergência do discurso ecológico nas marcas; e a terceira parte apresenta a marca B.O.B e seu trabalho para a construção de um comportamento mais sustentável. Por fim, conclui-se o trabalho com o entendimento de que as marcas com ações e/ou produtos em prol do meio ambiente criam correntes de sustentabilidade através da conscientização ambiental e do aprendizado que, em conjunto com a mudança comportamental, impactam muito na redução de descartes e, como consequência, no cuidado com o planeta.

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ISSN 2764-2135