EXECUÇÃO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA INOVA RS REGIÃO DOS VALES

Ana Clara Seberino, Andréia Rosane de Moura Valim, Alessandra Daiana Schinaider, Thomas Müller Schmidt, Darliane Evangelho Silva

Resumo


Introdução: Desde o início do Programa Inova RS na Região dos Vales, foi estruturado um plano de comunicação que visava tanto a divulgação das ações para a comunidade local, quanto a comunicação entre os membros internos. O Programa parte da perspectiva de engajamento da quádrupla hélice: setor governamental, empresarial, acadêmico e a sociedade civil organizada buscando projetos de inovação que tenham um impacto com capacidade de desenvolver socioeconomicamente a Região dos Vales. Dessa forma, a mídia apresenta-se como parte imprescindível para o sucesso de tais projetos, além de canais de comunicação para com a sociedade na Região dos Vales estarem cientes e entenderem os impactos do programa. Entende-se que a comunicação interna deve ser clara e objetiva para que ocorra o entendimento dos acontecimentos de todas as partes. Objetivo: O trabalho busca apresentar e analisar o plano de comunicação das atividades do projeto Inova RS na Região dos Vales e analisar o impacto da comunicação na realização do programa. Metodologia: As ações para realizar o plano comunicacional iniciaram com a criação de rede de contatos com os veículos de comunicação do Vale do Rio Pardo e Taquari. Inicialmente, as partes de divulgação seguiam algumas regras de identidade visual, mas eram criadas pela região, hoje as criações de peças gráficas e apresentações para a mídia e também para a comunicação interna têm o subsídio da identidade visual criada pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul a partir de templates disponibilizados. As criações publicitárias passaram a manter o mesmo padrão das outras regiões. Nos releases e divulgação, mantém-se a atenção em sempre deixar claro o significado de termos técnicos e científicos para o entendimento da comunidade. Também é construída a comunicação interna entre os atores da quádrupla hélice e os gestores de cada macrorregião. A construção do plano de comunicação ocorre de acordo com a definição das atividades para realização do Programa Inova RS. Principais resultados: Como visto, a mídia tem um papel fundamental no sucesso de um programa de inovação. Desta forma, os principais materiais desenvolvidos foram: uma Newsletter mensal para atualizar as informações do Programa aos membros (comunicação interna); um Podcast sobre inovação e assuntos que tangem a realização dos projetos na Região dos Vales (comunicação externa); diversos cards de arte gráfica para divulgação de eventos na região; diversos releases para divulgação na imprensa local; e boletins informativos para divulgação interna. Conclusão: Um ano após o início das ações do Programa Inova RS na Região dos Vales, é possível perceber que ainda é necessário estreitar o contato com os veículos de comunicação da região. Além disso, a falta de um canal próprio para a Região dos Vales dificulta o contato com moradores do Vale do Rio Pardo e Taquari. O plano de comunicação se mostra indispensável para a existência do Programa Inova RS na Região dos Vales.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135