EXECUÇÃO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA INOVA RS REGIÃO DOS VALES
Resumo
Introdução: Desde o início do Programa Inova RS na Região dos Vales, foi estruturado um plano de comunicação que visava tanto a divulgação das ações para a comunidade local, quanto a comunicação entre os membros internos. O Programa parte da perspectiva de engajamento da quádrupla hélice: setor governamental, empresarial, acadêmico e a sociedade civil organizada buscando projetos de inovação que tenham um impacto com capacidade de desenvolver socioeconomicamente a Região dos Vales. Dessa forma, a mídia apresenta-se como parte imprescindível para o sucesso de tais projetos, além de canais de comunicação para com a sociedade na Região dos Vales estarem cientes e entenderem os impactos do programa. Entende-se que a comunicação interna deve ser clara e objetiva para que ocorra o entendimento dos acontecimentos de todas as partes. Objetivo: O trabalho busca apresentar e analisar o plano de comunicação das atividades do projeto Inova RS na Região dos Vales e analisar o impacto da comunicação na realização do programa. Metodologia: As ações para realizar o plano comunicacional iniciaram com a criação de rede de contatos com os veículos de comunicação do Vale do Rio Pardo e Taquari. Inicialmente, as partes de divulgação seguiam algumas regras de identidade visual, mas eram criadas pela região, hoje as criações de peças gráficas e apresentações para a mídia e também para a comunicação interna têm o subsídio da identidade visual criada pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul a partir de templates disponibilizados. As criações publicitárias passaram a manter o mesmo padrão das outras regiões. Nos releases e divulgação, mantém-se a atenção em sempre deixar claro o significado de termos técnicos e científicos para o entendimento da comunidade. Também é construída a comunicação interna entre os atores da quádrupla hélice e os gestores de cada macrorregião. A construção do plano de comunicação ocorre de acordo com a definição das atividades para realização do Programa Inova RS. Principais resultados: Como visto, a mídia tem um papel fundamental no sucesso de um programa de inovação. Desta forma, os principais materiais desenvolvidos foram: uma Newsletter mensal para atualizar as informações do Programa aos membros (comunicação interna); um Podcast sobre inovação e assuntos que tangem a realização dos projetos na Região dos Vales (comunicação externa); diversos cards de arte gráfica para divulgação de eventos na região; diversos releases para divulgação na imprensa local; e boletins informativos para divulgação interna. Conclusão: Um ano após o início das ações do Programa Inova RS na Região dos Vales, é possível perceber que ainda é necessário estreitar o contato com os veículos de comunicação da região. Além disso, a falta de um canal próprio para a Região dos Vales dificulta o contato com moradores do Vale do Rio Pardo e Taquari. O plano de comunicação se mostra indispensável para a existência do Programa Inova RS na Região dos Vales.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135