CAMPANHAS BRASILEIRAS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS (2019-2021) E OS SEUS EFEITOS EDUCATIVOS SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Tiago Jairo Colling, Martina Silveira Raineski, Camilo Darsie de Souza

Resumo


Introdução: As campanhas midiáticas são estratégias publicitárias que expõem ideias para públicos-alvo pré-definidos. O Ministério da Saúde utiliza dessas estratégias para levar mensagens importantes sobre a saúde para a população e, deste modo, age no sentido de educar sujeitos. A prevenção de doenças é muito abordada pelo governo nas campanhas, especialmente por reduzir o número de doentes e oferecer, por meio da informação, condições para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde. Objetivo: Discutir os efeitos educativos, em relação à Promoção da Saúde, das campanhas de Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde do Brasil. Metodologia: Para a realização do presente estudo, foram pesquisadas, dentro do portal do Ministério da Saúde, campanhas sobre a prevenção de doenças, a fim de encontrar informações importantes sobre a promoção da saúde. O material utilizado foram 42 cartazes que abordam a saúde em vários aspectos, como a vacinação, as doenças e os estilos de vida. O estudo tem caráter exploratório, de nível qualitativo, a partir de cartazes lançados desde o ano de 2019. Resultados: Com a análise dos 42 cartazes disponibilizados no portal do Ministério da Saúde, observamos que as campanhas de saúde dos anos anteriores à 2019 foram apagadas, impossibilitando a análise. Por conta disso, o recorte do presente estudo foi a interpretação das campanhas de 2019 até agosto de 2021. As categorias selecionadas foram: Doenças (2019: 4. 2020: 4. 2021: 9), Vacinas (2019: 5, 2020: 3. 2021: 2), Pesquisa e Ajuda Humanitária (2019: 0. 2020: 1. 2021: 3), Saúde da Criança e do Adolescente (2019: 0. 2020: 0. 2021: 2), Saúde da Mulher e da Gestante (2019: 0. 2020: 2. 2021: 1), ISTs (2019: 3. 2020: 2. 2021: 0), Saúde do Homem (2019: 0. 2020: 1. 2021: 0), sendo que o número após o ano corresponde ao número de cartazes encontrados em cada ano. Foram analisados os seguintes temas dos cartazes na categoria de Doenças: hanseníase, tuberculose, malária, combate ao mosquito, coronavírus, leishmaniose e doença de Chagas; na categoria Vacinas: gripe, Movimento Vacina Brasil, Hepatite, Sarampo e febre amarela; na categoria Pesquisa e Ajuda Humanitária: doação de órgãos, doação de sangue e Precov; na categoria Saúde da Criança e do Adolescente: obesidade infantil e gravidez na adolescência; na categoria Saúde da Mulher da Gestante: amamentação e Outubro Rosa; na categoria ISTs: HIV, ISTs e Aids; na categoria Saúde do Homem: saúde do homem. Esses cartazes são distribuídos nas Unidades de Saúde do Brasil, fazendo circular a narrativa do Ministério da Saúde sobre a Prevenção de Doenças, sobre o melhoramento da qualidade de vida, sobre a Promoção da Saúde por meio dos cartazes. Considerações finais: As campanhas de prevenção de doenças, apesar de abarcarem temáticas variadas e objetivarem públicos-alvo diferentes, convergem para um princípio em comum: educar para prevenir. A aprendizagem proporcionada por anúncios marcantes, frases claras e imagens explicativas não apenas conscientiza homens, mulheres e crianças quanto ao processo de adoecimento, como também incentiva a construção de hábitos de vida saudáveis, a exemplo da vacinação, da higiene pessoal e ambiental, da boa alimentação, da prática de esportes e do autocuidado. Além disso, as mensagens presentes nas campanhas oportunizam um momento para pensar na coletividade, estimulando ações humanitárias e a própria promoção da saúde por parte da população brasileira.


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ISSN 2764-2135