PIBID/UNISC – EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA

Rafael Rodrigues de Almeida, Leonardo Favaretto Wagnet, PÂMELA SOUZA SCHUCH, Bruna Hauenstein, Letícia De Moura Guterres, Ananda Severo Moraes, Sandra Mara Mayer

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa para acadêmicos estudantes de licenciatura atuar em escolas públicas visando inserir o futuro professor no ambiente escolar, trazendo experiências que contribuam para sua formação inicial e da mesma forma com a formação continuada dos professores da escola. O PIBID tem como objetivo conhecer, experimentar e vivenciar a Educação Física no contexto escolar, assim como alguns obstáculos encontrados, de modo a refletirmos sobre o caminho que queremos seguir, fazendo esse elo de nós, como futuros professores, com a realidade da instituição escolar a partir das práticas, da observação, da participação e da docência. Resumir as experiências obtidas por um acadêmico de Educação Física que teve o papel de observar durante o estágio supervisionado alguns profissionais na rotina diária de ministrar aulas de Educação Física, para que futuramente o discente se torne um profissional que possa atuar com profissionalismo e ética, discutir e problematizar os cinco eixos da Educação Física: os jogos, ginástica, lutas, esportes e a dança, entre outras funções do programa. Objetivo: relatar as vivências dos acadêmicos bolsistas do PIBID do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) junto a Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás. Metodologia: Estudo qualitativo, no qual se realizou um relato experiência. Resultados: no município de Santa Cruz do Sul, o PIBID oportuniza os acadêmicos do Curso de Educação Física Licenciatura gerenciar as aulas em algumas escolas, dentre elas, a Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás. Aqui, os acadêmicos atuam junto aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a presença de seis acadêmicos de Educação Física bolsistas do PIBID. A função dos bolsistas é de grande responsabilidade, pois precisam supervisionar as aulas do professor responsável e posteriormente gerir a turma com os conhecimentos adquiridos durante o progresso do curso na universidade, sempre frisando que as atividades propostas para cada aluno sejam de extrema criatividade e inovação, para que haja um cativo entre as crianças, e com objetivos de contribuição no seu desenvolvimento, seja na parte física, mostrando as suas capacidades motoras, e até no seu desempenho psicossocial para que a criança aprenda a entender e a controlar suas emoções, ou na parte social, para terem uma sociabilidade com os demais colegas de uma forma harmoniosa e respeitosa. Conclusão: diante desses fatos, podemos concluir que o PIBID é um programa de extrema relevância para a formação inicial de todos os bolsistas de graduação, bem como uma formação continuada para os professores das escolas que estão junto aos bolsistas. O programa não só promove diretamente o desenvolvimento integral das crianças participantes, mas também vincula a teoria à prática para os acadêmicos bolsistas do programa e possibilita ainda aos professoras das escolas refletirem sobre suas práticas docentes ao compartilharem seus conhecimentos com os acadêmicos. Palavras-chaves: Educação Física, PIBID, Formação Inicial



ISSN 2764-2135