O ENSINO DE CIÊNCIAS E A AGENDA 2030: DIMENSÕES E POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA

Priscila Michelon Giovelli, Franciele Luana Willms, Paula Karine Dolovitsch Lambrecht, Micheli Bordoli Amestoy

Resumo


A agenda 2030 contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como 169 metas, que orientam escolhas e ações necessárias para melhorar a qualidade de vida no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Neste contexto, a sala de aula torna-se um espaço potente para a construção de aprendizagens e para o despertar de interesses referentes à identificação de problemas e à melhoria da qualidade do espaço em que todos(as) convivem. Assim, este trabalho objetiva compartilhar sugestões de como os ODS podem ser trabalhados pelo professor (a) nas aulas de Ciências da Educação Infantil aos Anos iniciais. Para fundamentá-lo, buscou-se apoio em referenciais que versam sobre consumo e desenvolvimento sustentável e as dimensões do trabalho educativo no contexto escolar, propostos na disciplina “Metodologia do Ensino de Ciências A”, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, no decorrer do segundo semestre de 2020, que aconteceu de forma remota. A metodologia deste estudo é qualitativa e foi organizada a partir de uma atividade proposta em um fórum no Moodle - Ambiente Virtual de Aprendizagem -, o qual teve como pergunta disparadora: “Como trabalhar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sala de aula?”. Para a elaboração das propostas de trabalho, foram utilizados os seguintes passos: visualização e estudo de uma série de vídeos da ONU que explicam alguns dos 17 ODS, escolha de alguns objetivos, elaboração de atividades e posterior reflexão. Como resultados, tivemos a elaboração de propostas para aulas de Ciências direcionadas ao público da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, envolvendo parte dos objetivos traçados pela Agenda 2030, que aqui citamos quatro: (i) ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável, (ii) ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, (iii)  ODS 14: Vida na água e (iv) ODS 15: Vida terrestre. Dentre as propostas elaboradas, citamos: passo a passo para elaboração de horta sustentável comunitária construída  na escola com garrafas pet, caixas de leite, potes de sorvete etc.; construção de minhocário/composteira para adubação da horta, como meio inteligente de reutilização da matéria orgânica, redução do descarte de lixo orgânico e o uso de adubos químicos; trilhas ecológicas na comunidade; e rodas de conversa, que são potentes espaços de reflexão, observação e problematização. Salientamos que essas propostas são algumas possibilidades, que podem ser trabalhadas de maneira prática, leve e interdisciplinar em sala de aula. É essencial também que as propostas envolvendo os ODS sejam pensadas e adaptadas aos contextos escolares, às singularidades, necessidades e curiosidades dos alunos. Assim, consideramos a grande relevância dessa temática nas práticas da sala de aula de Ciências, possibilitando aos alunos(as) um olhar e uma postura mais protagonista em relação ao desenvolvimento sustentável. O assunto também torna-se relevante na formação docente, sendo de suma importância espaços em que os acadêmicos possam colaborar com sugestões e reflexões em momentos formativos de trocas entre colegas e professores - como os vivenciados na atividade fórum no Moodle aqui descrita. Experiências assim, colaboram na formação de sujeitos mais engajados, reflexivos e conscientes, que refletem e contribuem para uma melhor qualidade de vida no planeta, buscando contemplar as metas estabelecidas na agenda 2030.


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ISSN 2764-2135