ANTIGOS DESAFIOS, NOVAS SOLUÇÕES: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO IMPACTO DA METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA OS ESTUDANTES DO SEXTO, SÉTIMO E OITAVO ANO DA ESCOLA GOIÁS

Maria Dora Waechter Lima, Daniela Machado de Oliveira, Eduarda Dumke Silveira, Eduardo alexandre Louzado

Resumo



O presente projeto visa à elucidação das atividades desempenhadas por nós, acadêmicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), durante a regência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2021, sob atuação na Escola Estadual De Educação Básica Estado De Goiás e sob supervisão do prof. Eduardo Alexandre Louzado. Amplamente conhecido como flipped room, o conceito de “sala de aula invertida” é inovador no que diz respeito às táticas utilizadas para a efetivação da aprendizagem dos conteúdos disciplinares de sala de aula. Sendo assim, esse novo modelo convida os estudantes a acessarem os conteúdos por conta própria (sob orientação e supervisão do/a educador/a), incentivando a proatividade e o autodesenvolvimento. Contrapondo a antiga rigidez das aulas expositivas, o flipped room estimula a participação ativa, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento, engajando os educandos e os educadores. Como principal objetivo do trabalho aqui exposto, temos a introdução gradual de metodologias de sala de aula invertida na rotina de aprendizagem dos estudantes do sexto, sétimo e oitavo ano da Escola Estadual De Educação Básica Estado De Goiás na disciplina de Língua Inglesa. Além disso, outro objetivo que norteia nossos passos nesse projeto é o de relato da experiência vivida por nós durante o período de vigência da bolsa (ano letivo de 2021). Essa movimentação justifica-se, objetivamente, pelo intuito de entusiasmar os estudantes com as experiências de sala de aula. Possibilitando, ainda, o despertar para a autonomia na elaboração do conhecimento. Para realização do proposto - aqui, entende-se por metodologia do trabalho -, estamos estipulando a realização de atividades interativas em todas as aulas ministradas por nós, acadêmicas, até o final do ano letivo. Além disso, adicionamos um pequeno questionário de ensino e satisfação, aplicado aos alunos periodicamente, para que possamos mensurar a eficiência do aprendizado e, também, os sentimentos dos estudantes para com esse modelo de aula. Os resultados serão alcançados efetivamente com o término das aulas e, então, será feita a análise dos resultados obtidos - ainda que seja possível a mensuração dos impactos das atividades de sala de aula invertida durante sua realização. Espera-se, dessa forma, contribuir positiva e amplamente, de maneira factual, definitiva e ativa, na formação dos estudantes, oferecendo novas soluções a desafios já conhecidos e, ainda, propondo novas rotas a percorrer no caminho da construção do conhecimento e da prática do currículo de ensino. Visando, também, proporcionar a nós, estudantes universitárias, novas experiências em sala de aula, que servirão de bagagem para a nossa formação acadêmica. Bem como proporcionar vivências únicas e de forma que agreguem em nosso conhecimento, juntamente de aprimorar nossas relações interpessoais para com os alunos da Escola. 



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ISSN 2764-2135