GRUPO TERAPÊUTICO “ATENÇÃO PLENA E AUTOCOMPAIXÃO”: UM ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS HÁBITOS

Laura da Silva Fanck, Marina Pante, Ana Flávia Fuerstenau

Resumo


Este trabalho descreve um grupo terapêutico realizado no Serviço Integrado de Saúde (SIS), na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), intitulado “Atenção Plena e Autocompaixão”. Seu principal objetivo foi viabilizar o uso de técnicas que auxiliam no manejo de ansiedade, um sintoma recorrente em uma grande parcela da população, exacerbado pelos efeitos da pandemia de COVID-19. A construção do grupo foi embasada pela abordagem cognitivo-comportamental, com uma proposta de seis encontros, com duração de 1 hora e 30 minutos cada. Voltado para a comunidade adulta de forma geral, obteve-se um total de sete mulheres inscritas. Os encontros foram pautados na socialização de sentimentos entre o grupo, bem como na execução de técnicas para o exercício de atenção plena, autocompaixão e autorregulação emocional. As técnicas foram baseadas nos livros “Mindfulness e Autocompaixão”, dos autores Kristin Neff e Christopher Germer, e “Mindfulness em Oito Semanas”, do autor Michael Chaskalson. Em formato online, devido ao contexto de pandemia global, os encontros ocorreram via plataforma Google Meet. A divulgação ocorreu entre as instâncias do SIS, por meio de cartazes impressos, e para a comunidade, através das redes sociais. Os encontros iniciaram em abril de 2021, ministrados por duas estagiárias de Psicologia na abordagem cognitivo-comportamental, orientadas pela professora responsável. Tratou-se de um grupo semi-estruturado, sendo cada encontro orientado pelo momento inicial de checagem de sentimentos e uma breve descrição da semana anterior, seguido de um momento de psicoeducação referente às temáticas abordadas. Em seguida, realizam-se as práticas propostas, acompanhadas de uma discussão do que foi experienciado e, por fim, um desafio para o decorrer da semana, chamado de “tarefa de casa”. Através de técnicas denominadas Bodyscan, Toque Calmante, Pausa Autocompassiva etc., as participantes puderam aprender novos hábitos como alternativas mais saudáveis e autorreguladoras de lidar com sentimentos negativos. A partir das avaliações posteriores, as participantes relataram que o grupo representou um momento de troca de experiências e aquisição de novas habilidades, além de um momento de acolhimento. Observou-se os seguintes itens para a avaliação do sucesso da atividade: adesão das participantes, a interação e o comprometimento do grupo com as atividades propostas, a reflexão dos conteúdos trabalhados e a realização das tarefas de casa. Nesse sentido, foi possível concluir que a atividade se mostrou satisfatória, tendo o grupo cumprido o seu propósito de desenvolver habilidades para manejo de ansiedade, bem como de acolher e proporcionar um espaço de trocas em meio a um período tão complicado.

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ISSN 2764-2135