AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS E INTERNET DAS COISAS: RELAÇÃO COM ASPECTOS COGNITIVOS E SOCIOEMOCIONAIS.
Resumo
Com o passar dos anos e com a evolução tecnológica, o processo de ensino-aprendizagem vem se especializando, com foco nas características do aprendiz. O uso de ambientes de aprendizagem superou o arquétipo baseado em web pages, evoluindo para uma estrutura de ambiente virtual de aprendizagem personalizada, que considera as dimensões cognitivas e socioemocionais do usuário. Nesse contexto, para que as instituições de ensino se mantenham competitivas, é fundamental que busquem entender o modo como ocorre a relação entre usuários e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Com base nesta perspectiva, o objetivo deste estudo consiste em avaliar o benefício de um Ambiente Virtual de Aprendizagem Personalizado, aliado a recursos de Internet das Coisas (IoT), para qualificar o processo de aprendizagem dos estudantes (usuários). No primeiro momento, tendo em vista que propor técnicas e métodos de aprendizagem inovadores, baseados no uso da tecnologia, exige um esclarecimento prévio acerca do modo como a cognição humana se organiza para o aprender, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseado na literatura científica clássica da Psicologia, sobre os conceitos “inteligência”, “recursos cognitivos” e “funções executivas”, tais como memória, percepção e atenção. Recentemente, diversas publicações científicas passaram a enfatizar a relevância da aplicabilidade das neurociências no campo da educação. A aprendizagem associa-se com a memória, sendo que a primeira diz respeito ao processo responsável pela aquisição de novos conhecimentos por meio da associação dos eventos do mundo, e a segunda encarrega-se de conservá-los. O aumento da capacidade de manipulação da inteligência, a resolução de problemas, o planejamento e o desenvolvimento da aprendizagem ocorrem através da consciência central, definida como um recurso que focaliza e intensifica a atenção e a memória. A inteligência se manifesta em níveis variados e é desenvolvida a partir das relações estabelecidas entre estudante e ambiente. Através do funcionamento multidimensional das funções executivas, bem como da relação estabelecida com as informações disponibilizadas no ambiente, o estudante pode desenvolver determinadas tarefas e atingir um objetivo final. Nesse sentido, a motivação e qualidade de ensino são aspectos fundamentais para que o estudante possa experienciar um processo evolutivo da sua própria criatividade. O entendimento psicodinâmico da aprendizagem associado ao uso de dispositivos IoT, tais como pulseiras e relógios inteligentes, são recursos compreendidos como potenciais para personalização de AVAs. A perspectiva de trabalhos futuros considera a aplicação real de dispositivos da IoT e sua avaliação relacionados com a hipótese de que esta personalização pode viabilizar qualidade e eficiência no processo de construção do conhecimento, uma vez que os dispositivos da IoT possuem capacidade para enviar informações em tempo real sobre a interação usuário-ambiente. Esta etapa futura considera os pressupostos teóricos da Psicologia como essenciais, tendo em vista que o sentido dos dados coletados será atribuído com base neste campo teórico-conceitual.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135