AÇÕES EXTENSIONISTAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
A extensão pode ser explicada, no contexto das instituições de ensino, como sua articulação com a sociedade visando a troca de saberes. Trabalha, essencialmente, a partir dos interesses diversos e compartilhados entre a academia e a comunidade num processo mútuo de aprendizagem. As chamadas ações de extensão buscam, por meio do conhecimento e da troca de saberes, promover transformação social e estabelecer conexões ainda mais fortes entre universidade e sociedade. Promover essa troca em um período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 precisou de reinvenção. O que antes era feito na comunidade como o caso do “Momento Unisc-Escola”, hoje é realizado através das telas de celulares e computadores. Extensionistas e beneficiários continuaram em contato, mas cada um na sua casa. Prosseguir com as atividades de extensão em um período no qual o contato direto representa perigo para a saúde é o objetivo central no sentido de encontrar alternativas para desenvolver essas atividades. O presente estudo tem o intuito de descrever um relato de experiência como bolsista de extensão dos desafios percebidos em tempo de pandemia do projeto de extensão denominado “Conexão Unisc-Escola” desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul como um de seus projetos prioritários. Tendo sido suspensas as atividades presenciais devido à pandemia do Covid-19, manter as atividades de extensão tornou-se um desafio para a equipe, ainda mais que estavam planejadas para serem presenciais. Nesse sentido, repensaram-se as práticas, com criatividade e inovação, surgindo soluções inovadoras e novas formas de se fazer extensão. A forma rápida e eficiente de aproximação com a comunidade para a execução de ações, foi a proposição de ações através do uso de tecnologias digitais que poderiam, ainda que de forma limitada, alcançar o público alvo. Em termos práticos, criou-se um rol de atividades em forma de oficinas ou palestras dentre às quais a comunidade externa escolhia as que contemplavam suas necessidades no momento. Foram oferecidas em três turnos, manhã, tarde e noite, de acordo com o horário de aula das turmas. Uma vez escolhidas, as atividades em data e horário programados, as mesmas eram inseridas na página da universidade onde os interessados faziam sua inscrição e recebiam um link de acesso para o google meet. As atividades realizadas pelo projeto contribuíram para a democratização da informação e do conhecimento, estimulando a partilha de saberes para além do espaço físico da universidade, permitindo, assim, a troca de conhecimento entre a academia e a comunidade. Foi um momento muito interessante para os bolsistas de extensão tanto para aprender como para ensinar o manejo das ferramentas digitais e, assim, dar conta de atender às demandas que chegavam da comunidade escolar. A realização das atividades de forma virtual estimulou o trabalho colaborativo entre a equipe de professores e bolsistas. Apesar de dificuldades no início do planejamento, conseguiu-se reestruturar bem o projeto ao novo formato e incentivado através de avaliações positivas, mesmo que remotamente, vivenciar novas experiências como estudante.
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ISSN 2764-2135