MENINAS NAS CIÊNCIAS: PORQUE O PROJETO SE TORNA IMPORTANTE PARA O FUTURO DA ENGENHARIA.
Resumo
A história da engenharia no Brasil, é relativamente recente se comparado a Europa, tem origem em 1699, altura em que o Rei D. Pedro II ordena a criação de aulas de fortificação, o objetivo era formar técnicos de engenharia voltados para a área militar, ensino exclusivamente masculino, alguns engenheiros portugueses vieram para o Brasil Colônia colocar seus conhecimentos em prática, no entanto, a profissão de engenheiro só foi regulamentada em 1933. Apesar de tudo, foi somente no ano de 1945, que Enedina Alves Marques tornou-se a primeira mulher a ter a chance de se graduar em um curso de engenharia no Brasil, sendo também a primeira mulher negra a ser Engenheira. O que este fato prova? A humanidade brasileira demorou 246 anos para reconhecer a mulher na engenharia, a qual lutou e ainda luta pelo seu lugar e aprovação na área. Na atualidade ainda se enfrenta a desigualdade entre gêneros tanto no ingresso a universidade como no mercado de trabalho. A mudança desse quadro de desigualdade deve começar desde o ensino fundamental, como forma de incentivar a curiosidade e o senso crítico. O objetivo do projeto Meninas nas ciências é despertar na criança e adolescentes, o conhecimento e desenvolvimento de habilidades nas ciências e tecnologia, com o intuito de ampliar a participação da escola dentro da Universidade, proporcionando o estimulo em jovens há engajarem nas áreas das Engenharias e Ciências exatas. O incentivo gerado pelo projeto, dá as meninas uma oportunidade de abrir seus horizontes tirando-as do convencional, e lhes mostrando novos caminhos e realidades. O projeto também encoraja meninas e mulheres que já se encontram na graduação da Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul, por meio das redes sociais que compartilha conteúdos relacionados a engenharia e ao projeto em si, a intenção é estimular a continuarem no curso e conquistar seu espaço. Para o futuro da engenharia é essencial a construção da igualdade entre homens e mulheres, meninos e meninas, dentro das diversas áreas da Engenharia e Ciências exatas, o importante é apostar no contato e na educação, seja por meios virtuais ou presenciais. Por intermédio de oficinas e atividades proporcionadas, e também visitas às escolas e a Universidade, feitas com o foco em promover a integração entre alunas da graduação e estudantes de escolas do ensino médio que estejam interessadas a transformarem suas vidas com o conhecimento oferecido pelo projeto Meninas nas ciências. Desta forma contribui para ampliar a iniciação e formação de jovens mulheres nas áreas de Engenharia, para que deem seguimento da presença feminina no campo estudantil nas áreas tecnológicas e no mercado de trabalho.
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ISSN 2764-2135