SISTEMA DE ALARME IOT COLABORATIVO COM WIFI E LORA

Mauricio Josiel Wendler, Charles Varlei Neu

Resumo


Atualmente, sabe-se o quanto é de suma importância viver em um ambiente que proporcione maior segurança, seja em nossas residências, como também em patrimônios e prédios. Diante disso, os sistemas de alarme tornam-se uma alternativa voltada para a segurança de todos. Contudo, muitos desses sistemas de alarme utilizam metodologias antigas de comunicação secundária, que envolvem custos extras, como o Global System for Mobile (GSM), utilizado para enviar os incidentes do sistema em casos de falha de Internet ou energia. 

Devido ao avanço das tecnologias e o crescimento da Internet of Things (IoT), surgiram novos modelos de equipamentos que realizam inúmeros tipos de monitoramento, como também novos sistemas de alarme, que por sua vez, podem utilizar como meio de comunicação, as redes sem fio. Porém, para que uma nova tecnologia de redes sem fio seja amplamente utilizada, alguns itens devem ser avaliados como, consumo energético, área de cobertura e velocidade de transmissão. Considerando esses itens, a tecnologia Long Range (LoRa) e Long Range Wide Area Network (LoRaWAN)  contempla estes itens citados além de vários outros, o que a torna uma tecnologia de comunicação sem fio muito promissora para o mundo da IoT. 

Até o presente momento, o trabalho contou com uma pesquisa bibliográfica com os principais conceitos para entendimento do trabalho como, conceitos de IoT, funcionamento das redes LoRa e Wireless Fidelity (WiFi), protocolos de comunicação, simuladores de redes e o Telegram Bots. Após, foi realizada uma pesquisa de trabalhos relacionados, com objetivo de identificar as principais diferenças entre metodologias de implantação da tecnologia LoRa. Por fim, será desenvolvido o trabalho proposto com elaboração de hardware e software, para ao final, implantar o sistema em um ambiente real, para validar seu funcionamento. O trabalho tem como principal objetivo responder os seguintes problemas de pesquisa: “É possível substituir a tecnologia GSM pela tecnologia LoRa em sistemas de alarme? Qual a forma mais eficiente de utilização da tecnologia LoRa no cenário da aplicação a ser desenvolvida?”. A partir disso elaborar o projeto de um sistema de alarme residencial, que utiliza a rede WiFi junto com uma rede secundária LoRa, que por sua vez interconectada com outros dispositivos de alarme do mesmo tipo, a fim de criar uma rede, que possibilita o envio de notificações entre os dispositivos de alarme, e garanta que um incidente seja encaminhado de forma eficiente ao usuário da residência e sem custos adicionais.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135