MATERIAIS PARA USO DIDÁTICO COM TURMAS DE 9º ANO

Thiago Pereira de Oliveira, Kevin Matheus Backes, Tainã Ellwanger Tavares, Felipe Funk, Marcia Kniphoff da Cruz, Leonel Pablo Carvalho Tedesco, Maria Helena Holler, Wolmar Alipio Severo Filho, Adriano José Bombardieri, Antonio Manoel de Borba Junior

Resumo


Este resumo se refere a um trabalho realizado pelo Projeto Unisc Inclusão Digital (UID) com o objetivo de desenvolver materiais a serem usados para o ensino de Computação por alunos do 9º ano do ensino fundamental. A Computação tem se tornado cada vez mais necessária para o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas na sociedade moderna, isto torna necessário uma ênfase maior no desenvolvimento de conhecimentos ligados à área. Neste cenário, a proposta deste trabalho é desenvolver materiais com atividades para o desenvolvimento do conhecimento de computação em escolas. Para o desenvolvimento destes materiais foi utilizado como base o documento Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC de 2019. Para realizar a formação desse conhecimento, é necessário realizar a capacitação de professores, para que haja mais docentes capacitados em Computação. Os conhecimentos, competências e habilidades relacionados à Computação estão mencionados na BNCC, sendo necessário uma definição de competências e habilidades sendo esta usada de base para a construção de um currículo sobre Computação, definindo as competências a serem desenvolvidas desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O Currículo definido pelas normas sugere unidades temáticas a serem desenvolvidas, dividindo-as em objetos de conhecimento, e define habilidades específicas para desenvolver estes objetos. É definido para o 9º como objetos de conhecimento as estruturas de dados: grafos e árvores, técnica de construção de algoritmos: generalização e a programação com generalização e grafos dentro do Pensamento Computacional. Na unidade do Mundo Digital, o objeto é a segurança digital e as habilidades de compreender o funcionamento de vírus, malware e outros ataques a dados e analisar técnicas de criptografia para transmissão de dados segura. Na cultura digital, os objetos a serem trabalhados são a documentação e o uso crítico de tecnologias digitais, através da criação de documentação, conteúdo e propaganda de soluções digitais e da avaliação da escolha e do uso de tecnologias digitais pelo ser humano no cotidiano. Para desenvolver tais habilidades, estão sendo desenvolvidos materiais didáticos com conteúdo resumido referente aos assuntos abordados, sendo necessário uma revisão dos assuntos de anos anteriores, pois os alunos atualmente cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, não possuem a base de conhecimento dos anos anteriores, devido à validação destas normas ocorrendo em 2019.

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ISSN 2764-2135