RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Matheus Mello da Silva, Marcia Adriana de Oliveira, Hélio Afonso Etges

Resumo


O presente trabalho está inserido no Programa UNISC Escola, ligado à Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul. Desenvolvendo diversas ações elencadas de extensão, o Projeto “Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes”, visa integrar às relações entre universidade, escola e comunidade; desenvolve um acesso democrático aos diversos conhecimentos e áreas de atuação que a universidade proporciona. As ações do projeto são construídas por meio da interlocução entre Universidade e Escola, realizadas nas instituições de ensino público e privado de educação básica no município de Santa Cruz do Sul/RS e região. O curso de Matemática Licenciatura Plena também está inserido no Projeto Conexão, contribuindo para a construção da oficina “Quiz Raciocínio Lógico”, que tem como objetivos identificar a construção dos processos cognitivos por meio do raciocínio lógico, analisar comportamentos dos discentes perante situações e problemas que envolvam a lógica e proporcionar o estímulo da curiosidade para encontrar resoluções de problemas em diversos contextos. Considerando a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), houve uma mudança nas aplicações das oficinas ofertadas pelo projeto. Dessa maneira, as atividades migraram para as plataformas virtuais. Uma das medidas adotadas foi a utilização do Google Meet para o andamento das oficinas. O Quiz aborda questões contextualizadas sobre interpretação de texto, análise de casos e resolução de problemas e cálculos. As atividades são realizadas com uma proposta pedagógica e lúdica, que se concretiza abordando temas relacionados às diversas áreas do saber, desde ações práticas do cotidiano até conceitos matemáticos mais complexos. O desenvolvimento do trabalho está centralizado em materiais didático-pedagógicos e recursos tecnológicos que aperfeiçoam a aplicação da oficina, permitindo aprimorar e assimilar os diversos campos da Matemática. A partir da metodologia utilizada na oficina, foi possível comprovar a importância da aplicação do raciocínio lógico para o ensino da Matemática. Com a aplicação da oficina foram alcançados resultados positivos, evidenciando-se que a utilização do raciocínio lógico tem uma excelente recepção pelos alunos, pois incentiva a criatividade, desperta o raciocínio dedutivo e indutivo e auxilia na resolução de questões aparentemente abstratas de maneira simples, ao ponto de aumentar seus estímulos e, consequentemente, será otimizado em outras disciplinas e situações diversas do cotidiano. Com base na realização da oficina, foi possível observar que as questões de raciocínio lógico, que abordam contextualizações, contribuíram para uma ampla participação e interesse dos discentes e propiciaram uma oficina produtiva e atrativa. Os resultados indicaram a importância do raciocínio lógico para o ensino da Matemática que permite estimular os alunos a buscarem outros métodos de aprendizagem, não apenas na aplicação de fórmulas e conceitos.

 


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ISSN 2764-2135