DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE INTEGRANTES DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO – UNISC

Lucas Adriano Bauer, Renata Ferraz Ceretta, Arthur Gassen Geller, Leonardo Nagel de Carvalho, Luís Eduardo Kaufmann, Vinícius Henrique Schultz, Pedro Arthur Rossa da Silva, Fernando Sansone de Carvalho, Flávio Thier, Jonas Álvaro Kaercher

Resumo


Um bom desempenho individual e coletivo representa fator crucial na organização de qualquer grupo. Esse agente depende diretamente do rendimento dos membros envolvidos já que, para que uma equipe evolua, é necessário haver uma busca constante por novas ideias de aprimoramento. Neste sentido e dentro do contexto da Universidade de Santa Cruz do Sul, é importante que os projetos de extensão tenham uma metodologia de análise de desempenho eficaz e dinâmica para que, assim, permitam um maior reconhecimento acadêmico e possam ser inseridos em torneios. Competições são de grande importância no cenário universitário, uma vez que estimulam os alunos a se aperfeiçoarem. As competições de Baja, conhecidos em todo o mundo, buscam estimular alunos de engenharias a projetar, construir, testar, promover e operar veículos off-road, os quais são postos à prova em competições regionais, nacionais e internacionais promovidas pela SAE (Society of Automotive Engineers). Na Universidade de Santa Cruz do Sul, o projeto de extensão “Baja de Galpão” participa dessas competições desde 2010. Estes torneios têm o objetivo de avaliar tanto as características do veículo, através de provas em pista, quanto o gerenciamento da equipe, através de apresentações de projetos do núcleo técnico e administrativo. A avaliação administrativa se dá pela análise das práticas utilizadas para manter e difundir o conhecimento dos integrantes, a gestão de projeto e a constância nas pesquisas de melhoria. Além disso, é examinado o rendimento e a evolução técnica e social nestes, fazendo com que cresçam profissional e pessoalmente. Os testes citados possuem rigorosas avaliações e, portanto, os projetos inscritos devem ser bem estruturados. A equipe da Universidade de Santa Cruz do Sul não possuía, até então, um método pré-planejado de avaliação de desempenho dos integrantes. Por essa razão, era comum alguns membros ficarem ociosos e não contribuírem na evolução do projeto como um todo. Diante do exposto, iniciou-se o desenvolvimento de um método de melhoria de rendimento e desempenho dos integrantes. Cada membro é avaliado pelo seu gestor em diversos critérios, como cumprimento de atividades e disposição para aprender, sendo avaliados em conceitos de “A” a “E”, em que a letra “A” representa resultados excelentes (100% de satisfação), e a letra “E” representa insuficiência de resultados (20% de satisfação). A partir destas considerações, gerou-se um valor numérico que apresenta um índice de desempenho. Com estes números em mãos, então, cabe ao gestor dialogar e buscar melhorias nos quesitos que têm um pior índice e qualificar os melhores indivíduos para as competições. Por possuir aplicação recente, pode-se concluir, portanto, que o método ainda está em estudo de eficácia, mas que mostrou bons resultados sobre o desempenho dos membros envolvidos.

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ISSN 2764-2135