DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE INTEGRANTES DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO – UNISC
Resumo
Um bom desempenho individual e coletivo representa fator crucial na organização de qualquer grupo. Esse agente depende diretamente do rendimento dos membros envolvidos já que, para que uma equipe evolua, é necessário haver uma busca constante por novas ideias de aprimoramento. Neste sentido e dentro do contexto da Universidade de Santa Cruz do Sul, é importante que os projetos de extensão tenham uma metodologia de análise de desempenho eficaz e dinâmica para que, assim, permitam um maior reconhecimento acadêmico e possam ser inseridos em torneios. Competições são de grande importância no cenário universitário, uma vez que estimulam os alunos a se aperfeiçoarem. As competições de Baja, conhecidos em todo o mundo, buscam estimular alunos de engenharias a projetar, construir, testar, promover e operar veículos off-road, os quais são postos à prova em competições regionais, nacionais e internacionais promovidas pela SAE (Society of Automotive Engineers). Na Universidade de Santa Cruz do Sul, o projeto de extensão “Baja de Galpão” participa dessas competições desde 2010. Estes torneios têm o objetivo de avaliar tanto as características do veículo, através de provas em pista, quanto o gerenciamento da equipe, através de apresentações de projetos do núcleo técnico e administrativo. A avaliação administrativa se dá pela análise das práticas utilizadas para manter e difundir o conhecimento dos integrantes, a gestão de projeto e a constância nas pesquisas de melhoria. Além disso, é examinado o rendimento e a evolução técnica e social nestes, fazendo com que cresçam profissional e pessoalmente. Os testes citados possuem rigorosas avaliações e, portanto, os projetos inscritos devem ser bem estruturados. A equipe da Universidade de Santa Cruz do Sul não possuía, até então, um método pré-planejado de avaliação de desempenho dos integrantes. Por essa razão, era comum alguns membros ficarem ociosos e não contribuírem na evolução do projeto como um todo. Diante do exposto, iniciou-se o desenvolvimento de um método de melhoria de rendimento e desempenho dos integrantes. Cada membro é avaliado pelo seu gestor em diversos critérios, como cumprimento de atividades e disposição para aprender, sendo avaliados em conceitos de “A” a “E”, em que a letra “A” representa resultados excelentes (100% de satisfação), e a letra “E” representa insuficiência de resultados (20% de satisfação). A partir destas considerações, gerou-se um valor numérico que apresenta um índice de desempenho. Com estes números em mãos, então, cabe ao gestor dialogar e buscar melhorias nos quesitos que têm um pior índice e qualificar os melhores indivíduos para as competições. Por possuir aplicação recente, pode-se concluir, portanto, que o método ainda está em estudo de eficácia, mas que mostrou bons resultados sobre o desempenho dos membros envolvidos.
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ISSN 2764-2135