PROPOSTA DE SOFTWARE NA DISCIPLINA COMPUTAÇÃO APLICADA À MEDICINA

Fábio Colombo Balbinot

Resumo


 Nos últimos anos o mundo passou por grandes revoluções e descobertas na área da tecnologia. Dessa maneira, as áreas da saúde, em especial, os médicos foram fortemente impactado por essas novas tecnologias como, por exemplo, o uso de softwares em smartphones e computadores de forma a levar informação rápida a todos e o uso de robôs na qual possuem o objetivo de aperfeiçoar e diminuir os riscos aos pacientes. Assim, o presente trabalho demonstra uma ideia referente a uma proposta de um software na qual recebeu o nome de “Monitorização da Pressão” a partir de discussões e estudos realizados no curso de medicina na disciplina de “Informática Aplicada à Medicina”. Assim, os alunos foram submetidos a questões que precisam de propostas inovadoras que podem contribuir para o desenvolvimento social e tecnológico do mundo atual. Nesse contexto, o desenvolvimento da função do aplicativo baseou -se nas melhores maneiras de poder apresentá-lo de forma clara, objetiva, intuitiva e simples a todos os futuros usuários.  

Assim, ao decorrer da disciplina trabalhada no quarto semestre do curso de medicina da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul- realizou-se a exploração de conteúdos como de softwares existente no setor de saúde, armazenamento de dados digitais, como DataSus, e uma introdução aos conceitos de inteligência artificial que, assim, em cada aula ministrada buscou desenvolver um senso crítico em busca de melhorar e desenvolver novas e criativas maneiras de auxiliar o futuro dia a dia dos profissionais da saúde no cuidado ao seu paciente.  Assim, criou-se o “Monitorização da Pressão” um aplicativo na qual busca explicitar todos os principais aspectos a respeito da hipertensão arterial sistêmica, na qual foi analisado em diversas plataformas a falta de ocorrência de um aplicativo único na qual abordava todos os tópicos necessários para o conhecimento do paciente e os fatores de risco que a hipertensão pode ocasionar. O principal diferencial é uma área voltada para o médico de forma que possa ter controle de todas as últimas aferições do paciente sendo de tamanha importância para os cuidados futuros do paciente. Dessa forma, diversos estudos demonstram a importância e a necessidade da aferição da pressão em mais de uma ocasião como forma de chegar ao diagnóstico final de hipertensão, além da avaliação clínica. Em suma, desenvolveu-se um software que ajude a melhorar a saúde atual, a capacidade de incorporar novas tecnologia da informação de forma a auxiliar no conhecimento do paciente acerca de sua enfermidade e todos os fatores subjacentes que o usuário necessita ter conhecimento. O presente software busca suprir os principais problemas previamente identificados: (1) Propagação de informações errôneas; (2) Não há um aplicativo que aborda todos os aspectos em uma única plataforma; (3) Os aplicativos que possuem abordagem mais completa estão no idioma inglês ou necessitam ser pagos dificultando o acesso do público.

O público alvo do projeto é na faixa etária entre as idades de 50 a 54 anos que apresenta uma prevalência de aproximadamente 7% , em segundo de 55 a 59 com 6,6 % e , em terceiro, de 60 a 64 anos com 6.2% , segundo dados extraídos da plataforma digital DataSus. Conforme o presente trabalho apresentado, demonstra-se a grande importância de ocorrer uma aliança entre tecnologia e saúde com a intuição de ajudar com informações de qualidade e fácil acesso para os pacientes e usuários que buscam conhecimento e melhor qualidade de vida.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135