ATIVIDADES EDUCATIVAS ADAPTADAS PARA O ENSINO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Resumo
O agravamento dos problemas ambientais ao longo dos anos têm trazido grandes preocupações a nossa sociedade, visto que, a questão ambiental é, atualmente, um dos temas estratégicos dos compromissos e tratados nacionais e internacionais promovidos pelos governos. Ainda, por intermédio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) o meio ambiente está posto como tema transversal nas escolas. Neste sentido, é de extrema relevância que as pessoas se conscientizem e desempenhem ações que contribuam para melhoria do meio ambiente possibilitando assim um avanço na qualidade de vida da população, sendo o ambiente escolar propício para reflexão-ação-reflexão dos valores e práticas sustentáveis. É também neste espaço, que se busca uma educação mais inclusiva e acessível a todos, respeitando as diferenças, particularidades e especificidades de todos os estudantes incluídos. Desta forma, no decorrer do primeiro semestre de 2021, estudantes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, desenvolveram uma atividade interdisciplinar, a qual envolveu as disciplinas de Prática do Ensino de Biologia VII, Língua Brasileira de Sinais-Libras e Indisciplina e Mediação de Conflitos em sala de aula. A atividade consistia em elaborar um livreto digital, com o objetivo de abordar o assunto ‘Educação Ambiental’ e ‘Sustentabilidade’ de maneira lúdica e de fácil compreensão para alunos dos níveis de Educação Infantil e Séries Iniciais, adaptando-as aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Para isso, foram elaboradas 16 (dezesseis) atividades diversificadas, incluindo caça-palavras, jogo dos sete erros, quiz, jogo de ligar os pontos, labirintos, entre outras. Todas as atividades foram adaptadas, para Libras, possibilitando aos estudantes surdos incluídos nas escolas regulares de ensino usufruir das atividades, assim como os demais colegas. Além das atividades, foram criadas três tabelas, onde constam tarefas simples a serem realizadas pelas crianças nos ambientes de casa, da escola e da comunidade, estas foram incluídas com objetivo de despertar o entendimento de que cada criança pode colaborar com o meio ambiente e com o nosso ecossistema, a partir da compreensão de mundo, com a prática da observação e realização de ações básicas, motivando-as a participar da melhoria do ambiente em que vivem. Algumas das tarefas a serem realizadas pelas crianças eram: ajudar regar uma planta e observar o que acontece com ela durante o dia e a noite, observar os insetos e segui-los, convidar vizinhos a fazer uma horta comunitária. No final do livreto foi disponibilizado o gabarito dos exercícios. Com a elaboração deste livreto e a partir da análise e discussão de cada atividade proposta, foi possível perceber a importância de incentivar as crianças a realizarem práticas de cuidado ambiental e de sustentabilidade desde a fase inicial de suas vidas, desenvolvendo a consciência de que o nosso planeta é a nossa casa e que todos somos responsáveis por cuidar dele, e que, mesmo com ações simples, é possível termos um planeta limpo e saudável. Já aos acadêmicos do curso, a atividade propiciou aprofundamento nos estudos sobre meio ambiente e inclusão, desencadeando processos reflexivos acerca da formação docente, permitindo a reflexão-ação sobre o fazer e o ser docente.
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ISSN 2764-2135