ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO CONCEITO DE LITERACIA EM SAÚDE EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
Resumo
Introdução: O conceito de Literacia ou Letramento em Saúde (LS) refere-se à capacidade de sujeitos acessarem, entenderem, avaliarem e aplicarem conhecimentos relacionados ao autocuidado e ao cuidado coletivo em saúde, a partir da autonomia e do protagonismo em processos de saúde e de doença. O termo é utilizado na literatura internacional desde a década de 1990, mas ainda é pouco presente na formação em saúde brasileira. Objetivo: analisar a abordagem do termo Literacia em Saúde na literatura científica internacional. Metodologia: Revisão narrativa da literatura, com caráter exploratório, por meio da metodologia descritivo-quantitativo, sobre a LS e sua relação com a promoção da saúde no Brasil. Pesquisou-se a palavra-chave Health Literacy na base de dados Scopus. Foram excluídos os artigos antes de 2021 e os que não atendiam a estratégia PICO, que corresponde a dois critérios: estudos com base conceitual a respeito da LS e estudos sobre práticas de LS e seus efeitos na comunidade. Para a construção da análise, foram utilizados 15 artigos, os quais foram distribuídos em grupos por temática, sendo os multitemáticos alocados em mais de um grupo. Resultados: Identificou-se a predominância de estudos direcionados à avaliação dos efeitos da LS junto à população (n=6), os quais indicaram impactos positivos no empoderamento dos indivíduos acerca de hábitos de vida saudáveis e prevenção e manejo de doenças, assim como na diminuição dos custos, na comunicação com os profissionais de saúde, e na qualidade e segurança de cuidados em saúde. Fatores determinantes do grau de LS (n=5) e estratégias para o desenvolvimento da LS (n=5) também são abordados, demonstrando a necessidade de ações em saúde adaptadas aos contextos e demandas de grupos populacionais distintos. Além disso, destaca-se a literacia digital em saúde (n=2), por meio da tendência dos indivíduos utilizarem a Internet como recurso para busca de informações. Os artigos também investigaram o uso de instrumentos para aferição da LS (n=2). Por fim, foi possível observar a procedência variada dos estudos selecionados, totalizando 11 países: China, Etiópia, Taiwan, Índia, Austrália, Sérvia, Estados Unidos, Tailândia, Itália, Israel e Brasil. Considerações finais: O conceito de LS, em um panorama mundial, é muito utilizado em estudos de análise dos comportamentos de comunidades. Dessa forma, profissionais da área constroem conhecimentos sobre a saúde da coletividade e dos modos pelos quais as populações acessam e interpretam práticas de cuidado, autocuidado e de enfrentamento de doenças. Esses comportamentos são influenciados pela diversidade social, cultural e histórica de cada país e, por isso, a LS é muito importante, pois considera espacialidades de diferentes comunidades, operando para a melhoria dos índices de saúde. No Brasil, os estudos sobre Literacia em Saúde são poucos quando comparados aos dos países desenvolvidos, o que é característico de uma herança histórica que preconiza a iniquidade à saúde, tratando indivíduos já doentes, e não a inserção da qualidade de vida e da promoção da saúde no país.
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ISSN 2764-2135