PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO EM TRAUMA NOS EXTREMOS DE IDADE: AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

João Vitor Milbradt dos Santos, Victor Gottems Vendrusculo, Kascinelle Alessandra Rehbein Kaercher, Gabriela Baierle de Medeiros, Fernanda Garmatz Leite, Gabriel Delai de Freitas, Geórgia Boff Monteiro, Daryane Haya Mitiko Raupp Sebastião, Maria Eduarda Martini Rousselet, Dóris Medianeira Lazzarotto Swarowsky

Resumo


INTRODUÇÃO Crianças e idosos representam 22% da população brasileira. Estes grupos apresentam diferenças fisiológicas que conferem uma vulnerabilidade ao trauma e, por conseguinte, desfechos desfavoráveis. O trauma infantil é a principal causa de morte em crianças. O processo de envelhecimento, por outro lado, torna os indivíduos mais suscetíveis a traumas graves que requerem menor energia cinética. São períodos que urgem maior monitoramento e cuidados. Nesse contexto, a Liga Acadêmica do Trauma, projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), realiza atividades de prevenção e educação em saúde com foco nas demandas da comunidade local que vão de encontro a esta realidade. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é apresentar as atividades de extensão com ênfase na educação em saúde e prevenção de acidentes em populações especiais e sua relevância. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, descritivo-qualitativo, referente a ações de extensão realizadas pela Liga Acadêmica do Trauma da UNISC que abordaram as temáticas sobre trauma infantil e geriátrico no ano de 2022. As atividades foram elaboradas e ministradas pelos membros do projeto e, didaticamente, divididas em duas abordagens: uma teórica, composta de palestra sobre urgências e emergências que acometem a população específica e, outra prática, em que foram executadas condutas em primeiros socorros. RESULTADOS E DISCUSSÃO As capacitações contaram com aproximadamente 150 pessoas entre cuidadores e professores e alcançaram mais de 600 idosos e crianças, potenciais vítimas. Voltada ao público geriátrico, foi abordado a identificação e a conduta adequada diante de síndromes clínicas prevalentes e associadas a alta morbimortalidade, a citar o Acidente Vascular Encefálico, o Infarto Agudo do Miocárdio e o Choque hemorrágico, além de condutas gerais de primeiros socorros e ações de prevenção de quedas. Em relação aos acidentes envolvendo crianças, optou-se por ações no ambiente escolar, onde as crianças passam a maior parte do seu tempo. Nesse contexto, aos seus cuidadores, foram abordadas as seguintes temáticas: batidas na cabeça, sangramento de nariz e boca e cortes, traumatismo dentário, febre alta e crise convulsiva, objetos introduzidos nos ouvidos e nariz e intoxicações. Houve a demonstração e treinamento, em ambas atividades, de práticas de desengasgo e de ressuscitação cardiopulmonar, identificação e imobilização de fraturas e manejo de queimaduras, comuns a qualquer faixa etária. A participação dos cuidadores foi essencial e contribuiu para o sucesso das atividades e a qualificação da assistência a estas faixas etárias, cujo reconhecimento de suas peculiaridades é fundamental às ações de terapêutica e prevenção. Desse modo, percebe-se que os extremos de idade possuem especificidades quando vítimas de trauma ou doenças sistêmicas, situações em que os assistentes presentes saibam minimizar as consequências.  Assim, o trabalho realizado entre profissionais da saúde, a universidade e a comunidade, favorece a promoção de saúde e o planejamento de estratégias e soluções capazes de salvar vidas. A Liga Acadêmica do Trauma participa desta missão, segundo seus princípios e deveres com a comunidade, compartilhando o saber científico por meio de assuntos fundamentais, como primeiros socorros e prevenção de doenças.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135