PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO EM TRAUMA NOS EXTREMOS DE IDADE: AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
Resumo
INTRODUÇÃO Crianças e idosos representam 22% da população brasileira. Estes grupos apresentam diferenças fisiológicas que conferem uma vulnerabilidade ao trauma e, por conseguinte, desfechos desfavoráveis. O trauma infantil é a principal causa de morte em crianças. O processo de envelhecimento, por outro lado, torna os indivíduos mais suscetíveis a traumas graves que requerem menor energia cinética. São períodos que urgem maior monitoramento e cuidados. Nesse contexto, a Liga Acadêmica do Trauma, projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), realiza atividades de prevenção e educação em saúde com foco nas demandas da comunidade local que vão de encontro a esta realidade. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é apresentar as atividades de extensão com ênfase na educação em saúde e prevenção de acidentes em populações especiais e sua relevância. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, descritivo-qualitativo, referente a ações de extensão realizadas pela Liga Acadêmica do Trauma da UNISC que abordaram as temáticas sobre trauma infantil e geriátrico no ano de 2022. As atividades foram elaboradas e ministradas pelos membros do projeto e, didaticamente, divididas em duas abordagens: uma teórica, composta de palestra sobre urgências e emergências que acometem a população específica e, outra prática, em que foram executadas condutas em primeiros socorros. RESULTADOS E DISCUSSÃO As capacitações contaram com aproximadamente 150 pessoas entre cuidadores e professores e alcançaram mais de 600 idosos e crianças, potenciais vítimas. Voltada ao público geriátrico, foi abordado a identificação e a conduta adequada diante de síndromes clínicas prevalentes e associadas a alta morbimortalidade, a citar o Acidente Vascular Encefálico, o Infarto Agudo do Miocárdio e o Choque hemorrágico, além de condutas gerais de primeiros socorros e ações de prevenção de quedas. Em relação aos acidentes envolvendo crianças, optou-se por ações no ambiente escolar, onde as crianças passam a maior parte do seu tempo. Nesse contexto, aos seus cuidadores, foram abordadas as seguintes temáticas: batidas na cabeça, sangramento de nariz e boca e cortes, traumatismo dentário, febre alta e crise convulsiva, objetos introduzidos nos ouvidos e nariz e intoxicações. Houve a demonstração e treinamento, em ambas atividades, de práticas de desengasgo e de ressuscitação cardiopulmonar, identificação e imobilização de fraturas e manejo de queimaduras, comuns a qualquer faixa etária. A participação dos cuidadores foi essencial e contribuiu para o sucesso das atividades e a qualificação da assistência a estas faixas etárias, cujo reconhecimento de suas peculiaridades é fundamental às ações de terapêutica e prevenção. Desse modo, percebe-se que os extremos de idade possuem especificidades quando vítimas de trauma ou doenças sistêmicas, situações em que os assistentes presentes saibam minimizar as consequências. Assim, o trabalho realizado entre profissionais da saúde, a universidade e a comunidade, favorece a promoção de saúde e o planejamento de estratégias e soluções capazes de salvar vidas. A Liga Acadêmica do Trauma participa desta missão, segundo seus princípios e deveres com a comunidade, compartilhando o saber científico por meio de assuntos fundamentais, como primeiros socorros e prevenção de doenças.
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ISSN 2764-2135