PLANEJAMENTO E CONFECÇÃO DE ARTEFATOS AQUÁTICOS DURANTE A FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Betina Breyer Figueiró, Patricia Oliveira Roveda

Resumo


Introdução: A fisioterapia aquática é uma especialidade da Fisioterapia utilizada como um potente recurso de prevenção e reabilitação dos mais diversos casos de pacientes de todas as áreas. A imersão em água aquecida possibilita a realização de muitos exercícios que não podem ser realizados no solo, auxiliando na maior eficácia do tratamento e precocidade de resolução ou melhora de sinais e sintomas. Conta com uma gama de artefatos, que são produtos desenvolvidos para diversas finalidades, os quais otimizam e potencializam a ação das propriedades físicas da água aquecida, além de também oferecerem ludicidade e novos desafios para pacientes de todas as faixas etárias. O fisioterapeuta é um profissional que precisa ser inovador, e a criação, planejamento e confecção de artefatos a serem utilizados por pacientes tem sido uma possibilidade criativa e produtiva durante a formação acadêmica no curso de Fisioterapia. Objetivo: Discorrer sobre o desenvolvimento de artefatos aquáticos por estudantes de Fisioterapia durante a formação acadêmica. Método: Trata-se de um relato de experiência, por meio da bolsa PROLAB do setor de Fisioterapia Aquática em uma clínica escola de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária Gaúcha. Por meio da antiga disciplina de Hidroterapia e, atualmente, do módulo "Recursos em Fisioterapia Aquática", nos últimos anos os estudantes são incentivados a planejar e confeccionar um artefato aquático para utilizar com pacientes assistidos durante as aulas práticas. Precisam fazer a escolha do material mais apropriado ao meio aquático, definir o principal objetivo e então confeccionar para doação e uso no setor. Os custos de alguns artefatos mais onerosos são divididos entre estudantes e docente, assim como para alguns artefatos há a doação de materiais pela instituição. Principais resultados: Nos últimos anos foram criados coletivamente uma série de artefatos, dentre eles os que flutuam e aqueles que não flutuam, ou seja, estes últimos mais utilizados no fundo da piscina. O material mais empregado na confecção dos artefatos é polietileno (plástico atóxico, leve, flexível e impermeável) conhecido por aquatubo ou, popularmente, espaguete e o cloreto de polivinil conhecido por PVC que é um termoplástico versátil, de baixo custo e fácil manuseio. Os artefatos são utilizados pela comunidade atendida nas práticas do módulo, estágios curriculares, projetos de extensão e trabalhos de curso e são desenvolvidos com diferentes objetivos, alguns deles são: adaptação ao meio líquido, posicionamento de paciente em decúbito ventral ou dorsal, treino proprioceptivo e de equilíbrio estático e dinâmico, analgesia e relaxamento muscular, treino de força muscular de membros, estímulo exteroceptivo, motricidade fina, bilateralidade e outros. Considerações finais: Esta experiência de participar de todo o processo criativo, desde a invenção até a confecção dos artefatos é muito válida para o crescimento acadêmico dos estudantes, pois além dele aprender, ele auxilia e facilita o tratamento dos pacientes que tiveram a oportunidade de experimentar os materiais produzidos. A tarefa do módulo "Recursos em Fisioterapia Aquática" continuará a ser incentivada e trará cada vez mais artefatos diferentes e úteis para a comunidade.

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ISSN 2764-2135