CAPACITAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PESQUISA ESCOLAR PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 2022

Suelen Daiane Nepomuceno, Nicole Maria Leonardi, Liane Mahlmann Kipper, Nadia de Monte Baccar, Ana Lucia Becker Rohlfes, Claudia Mendes Mahlmann, Dulciane Nunes Paiva, Suzane Beatriz Frantz Krug, Vera Lucia Bodini

Resumo


Introdução: Feiras de Ciências são eventos sociais, científicos e culturais realizados nas escolas ou na comunidade com a intenção de oportunizar um diálogo com os visitantes, constituindo-se na oportunidade de discussão sobre os conhecimentos, metodologias de pesquisa e criatividade dos alunos em todos os aspectos referentes à exibição de trabalhos. A ‘’Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade” de 2022, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) visa a disseminação da ciência a partir do estímulo de vocações científicas e tecnológicas em jovens estudantes, nos níveis fundamental e médio, em todas as áreas do conhecimento, impulsionando o compartilhamento de saberes. Para a participação nesta Feira de Ciências, é necessário que os professores realizem uma capacitação de Formação em Pesquisa Escolar disponibilizada gratuitamente na plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), pela UNISC, no município de Santa Cruz do Sul - RS. Objetivo: Descrever as trilhas de aprendizagem que constituem a capacitação ‘’Formação em Pesquisa Escolar para a Feira de Ciências: Inovação e Sustentabilidade - 2022 da UNISC. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório por meio do acompanhamento da capacitação Formação em Pesquisa Escolar para a Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade 2022 na plataforma Moodle, realizada no período de 02 de Maio a 31 de Agosto de 2022. A capacitação é dividida em quatro trilhas de aprendizagem denominadas, respectivamente: A Sala Virtual EAD Unisc para a formação em pesquisa escolar em feira de ciências; A ciência necessita de planejamento, pesquisa e projetos; Inovação e Sustentabilidade e Redação de trabalhos científicos. Resultados: Cada trilha de aprendizagem possui um Check In, 2 (duas) estações de conhecimento e um Check Out. No Check In ocorre a ambientação do professor em relação ao assunto que a trilha aborda, contendo uma pequena introdução. Na primeira estação de conhecimento é apresentada uma revista eletrônica sobre o tema e, na segunda, um acervo Padlet com vídeos explicativos e blocos de conhecimento onde os professores podem criar e interagir. Por fim, um Check Out com questões que avaliam o conhecimento adquirido durante a jornada dentro da trilha de aprendizagem realizada. É importante ressaltar que, para acessar as trilhas seguintes, o professor obrigatoriamente deve finalizar a trilha de aprendizagem anterior. Esta metodologia garante que ao final da capacitação sejam possibilitados conhecimentos acerca da estruturação de resumos, projetos e relatórios científicos, bem como, reflexões sobre inovação e sustentabilidade, com foco na produção de estudos científicos na educação fundamental e média. São apresentados em tópicos, conceitos e estratégias para que ao término o professor esteja capacitado para desenvolver novos trabalhos científicos adequados ao contexto da (s) escola (s) onde atuam. Conclusão: As trilhas de aprendizagem propostas na capacitação para a Feira de Ciências: Inovação e Sustentabilidade - 2022 têm promovido e avançado no que preconiza o Ministério da Educação brasileiro, pois desta forma a disseminação da ciência a partir do estímulo de vocações científicas e tecnológicas também é promovida nos professores que atuam nas escolas participantes da Feira, em todas as áreas do conhecimento, impulsionando o compartilhamento de conhecimentos entre a universidade e as escolas de ensino fundamental e médio.


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ISSN 2764-2135