FERRAMENTA IDEIAWARE: DESENVOLVIMENTO DO MÓDULO BUSINESS MODEL CANVAS
Resumo
Criatividade é o processo de criação de ideias novas e úteis em qualquer domínio e Inovação, por sua vez, é o sucesso da implementação de uma ideia. Ambas são cada vez mais necessárias no desenvolvimento organizacional, principalmente, para redução de custos e aprimoramento de produtos ou serviços. Com o intuito de promover a criatividade e a inovação nas organizações, a Ferramenta Computacional IdeiaWare foi desenvolvida, sendo uma plataforma com cinco módulos: Colaboração, responsável pela criação de ideias, formação dos grupos de colaboração e desenvolvimento da descrição da ideia; Storytelling, módulo no qual a história da ideia é contada por meio de informações visuais, com o uso de recursos gráficos (imagens, cores, formas, desenho livre); Persona, que representa um personagem fictício, baseado em dados reais de comportamentos de possíveis beneficiados pela ideia, suas dores e ganhos; o Point of View, que possibilita expressar o problema que a equipe deseja resolver indicando público-alvo, suas dificuldades e seus interesses; e a Retenção de Conhecimento, módulo no qual todas as ideias são armazenadas para visualização. No contexto de aprimoramento da ferramenta, o objetivo deste trabalho foi desenvolver o sexto módulo (Canvas), que possibilita aos usuários desenvolverem um modelo de planejamento antes de executar a ideia. A metodologia definida para desenvolver esse módulo foi buscar por um modelo conhecido, que possibilitasse representar uma visão geral do negócio, elencando os principais requisitos para implantação de ideias. Assim, foi escolhido o Business Model Canvas, que, por meio de levantamento de informações, auxilia no planejamento estratégico de ideias e pode ser descrito como modelo de negócios. Baseia-se em quatros perguntas: Como? O que? Para quem? Quanto? A partir dessas perguntas, é possível elencar algumas informações sobre a ideia. Tais informações são indicadas para serem preenchidas na respectiva ordem: i) segmento de clientes, que define o nicho de clientes; ii) proposta de valor, que indica quais os benefícios entregue aos clientes; iii) canais de comunicação, que são os caminhos utilizados para chegar ao cliente com o produto ou serviço; iv) relacionamento com clientes, que se refere a qual estratégia de atendimento ao cliente será utilizada; v) fontes de receita, modelo utilizado para que os clientes paguem pelo serviço ou produto; vi) recursos principais, definindo quais recursos materiais são necessários para o desenvolvimento do produto; vii) atividades principais, as quais devem ser desempenhadas para o funcionamento do negócio; ix) parcerias principais, quais os serviços de terceiros necessários para o funcionamento do produto ou serviço; e por último, x) estruturas de custos, que visam descrever os principais custos advindos dos recursos, atividades e parcerias necessárias. Assim, é possível mapear a aplicação da ideia de uma maneira geral, ressaltando que o preenchimento das informações presentes no modelo é colaborativo, possibilitando, assim, uma maior variedade de ideias e amplitude no levantamento de informações
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ISSN 2764-2135