FEIRA DE CIÊNCIAS – INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 2022: LEVANTAMENTO DE ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DAS CRES PARTICIPANTES

Nicole Maria Leonardi, Cláudia Mendes Mählmann, Ana Lúcia Becker Rohfels, Liane Mählmann Kipper, Andreia Koche, Lúcia Beatriz Fernandes Furtado da Silva, Nádia de Monte baccar, Suelen Daiane Nepomucen

Resumo


Entre os dias 18 e 21 de outubro ocorre a segunda edição da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022, realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul, tendo como público-alvo estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico das Regiões do Vale do Rio Pardo, do Litoral Norte e do Jacuí Centro. A realização do evento conta com o apoio das instituições que coordenam as atividades da Educação Básica pública, privada e comunitária das regiões de abrangência, objetivando divulgar as ações do evento e facilitar o acesso, de estudantes e professores participantes, às oportunidades científicas. Em 2022, a feira de ciências acontece de forma híbrida (presencial e remota), devendo o participante fazer sua escolha no momento da submissão do projeto. O evento objetiva a popularização e a difusão do conhecimento por meio de projetos escolares nas diversas áreas de conhecimento sob orientação dos professores das escolas participantes, no âmbito dos municípios envolvidos, junto à Universidade de Santa Cruz do Sul. A fim de capacitar os professores para o desenvolvimento de projetos voltados para a Feira de Ciências, está em andamento um curso online intitulado “Formação em pesquisa escolar para a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022”. Para a submissão de um projeto, pelo menos um dos professores orientadores deverá ter finalizado o curso. Os bolsistas atuantes no projeto também fizeram o curso, a fim de sanar dúvidas dos participantes quando solicitado. Objetivando a organização dos contatos com as escolas e professores, além das mídias sociais, os bolsistas do projeto buscaram informações e elaboraram planilhas com informações sobre as escolas de educação básica, das três regiões. As informações foram organizadas com o nome da instituição, e-mail e telefone atualizados, por município de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participante, ou seja, 6ª, 11ª e 24ª CREs, dentre outras. Durante as reuniões semanais da equipe do projeto, os bolsistas foram divididos por CRE e os dados das escolas foram levantados, sendo tabelados posteriormente. Na região do Vale do Rio Pardo foram identificadas 310 escolas em 16 municípios; na região Jacuí Centro foram identificadas 98 escolas em 11 municípios e, na região do Litoral Norte, foram identificadas 205 escolas em 16 municípios. Ainda, fazem parte das atividades da bolsa, o auxílio na elaboração da programação do evento, no planejamento e organização das diferentes etapas das inscrições dos participantes e trabalhos científicos e seus respectivos certificados e/ou atestados, bem como na organização dos espaços físicos, na execução financeira e premiação. Desta forma, diversas atividades estão em andamento e os resultados parciais serão apresentados no evento.

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ISSN 2764-2135