A MATEMÁTICA PARA O ENEM

Matheus Mello da Silva, Marcia Adriana de Oliveira, Hélio Afonso Etges

Resumo


O presente trabalho está inserido no projeto Conexões UNISC, ligado à Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul. Desenvolvendo ações de extensão, o Projeto visa integrar as relações entre academia, escola e comunidade, além de proporcionar o acesso democrático a conhecimentos e áreas de atuação da universidade. As ações do Conexões são construídas pela interlocução entre universidade e escola, realizadas em instituições de ensino público e privado de educação básica em Santa Cruz do Sul/RS e região. O curso de Matemática Licenciatura Plena, inserido no Projeto, no qual realiza a oficina “A Matemática para o ENEM”, que objetiva identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes nos conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio, construir processos cognitivos por meio do raciocínio lógico, analisar comportamentos dos discentes perante situações e problemas que envolvam a lógica, estimular a criatividade e a autonomia na construção do conhecimento e proporcionar a democratização de acesso ao ensino. A oficina aborda questões do ENEM, envolvendo interpretação de texto, análise de dados, resolução de problemas e cálculos. As atividades são desempenhadas com uma proposta pedagógica e preparatória, levando em conta os temas mais cobrados nas edições recentes do exame. O desenvolvimento do trabalho está centralizado em materiais didático-pedagógicos elaborados pelo bolsista e professores, ancorado em recursos tecnológicos como vídeos para a aplicação de atividades da oficina e na resolução de problemas, fato que permite aprimorar e assimilar o conhecimento. Fundamentada em uma proposta de modelo teórico-prático de atividades, a oficina apropria-se de técnicas de metodologia ativa, onde os discentes são ativos na formação dos processos cognitivos, estimulados a interagir com os assuntos, a falar, a perguntar e construir o pensamento crítico. Os docentes são os responsáveis em aproximar a construção do conhecimento e mediar esse processo. Com o uso dessa metodologia junto a turmas de alunos do Ensino Médio em oito escolas de Arroio do Tigre, Pântano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Vale do Sol, notou-se a mudança na compreensão e resolução de questões de Matemática no ENEM. Ela serve de ferramenta para a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas capacidades matemáticas, proporciona o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação. A aplicação da oficina evidencia o emprego de questões do cotidiano dos discentes e promove tranquilidade na resolução de problemas. Ao entrar em contato com esse tipo de situação, os discentes já possuem um conhecimento prévio para sua solução. A partir disso, o aluno desenvolve a confiança, enfrenta situações novas e permite a formação de uma visão ampla e científica da realidade. Evidencia-se, também, que a diversificação da forma de ensino torna-se fonte essencial para os docentes, pois os discentes ao entrar em contato com uma metodologia ativa de ensino despertam a criatividade, a liberdade, o desenvolvimento do senso crítico e estimula a autoaprendizagem. Na aplicação da oficina A Matemática para o ENEM constata-se sua relevância como fornecedora de condições e de possibilidades para a vida dos estudantes. Para ter um bom desenvolvimento cognitivo e compreensão nas temáticas e assuntos transversais da área, os alunos precisam ser levados à exposição, reflexão e construção do raciocínio.

 


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ISSN 2764-2135