AVALIAÇÃO DA VIDA ÚTIL DE POSTES DE CONCRETO ARMADO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CARBONATAÇÃO

Wagner Busatto Cembrani, Josiane Vanessa Weiss, Henrique Luiz Rupp, Lucas Alexandre Reginato

Resumo


O principal objetivo deste trabalho é avaliar a vida útil dos postes de concretos armados que estão sendo utilizados em linhas de distribuição de energia elétrica, através do mecanismo da carbonatação e avaliação com cobrimento.

Os cabos de energia elétrica no Brasil são formados principalmente por redes aéreas que são sustentadas por postes (GARCIA e DUZZI JR., 2012). De acordo com Reginato (2014), os postes utilizados para redes aéreas de energia são fabricados com uma grande variedade de materiais, merecendo destaque os polímeros, a madeira e o concreto armado.

No Brasil, conforme Giacon Júnior (2009), as redes de energia existentes até o século passado, eram compostas, em sua maioria, por postes de madeira. Porém, devido ao aumento de consumo de energia elétrica e o constante crescimento tecnológico, foi preciso construir redes com maior durabilidade e resistência. Dessa forma, houve uma alta procura por postes de concreto armado, visto que esse material teria maior resistência e durabilidade que a madeira, quando expostos a fatores ambientais e de segurança, vindo a aumentar a sua expectativa de vida útil.

A utilização de postes de concreto armado nas linhas de distribuição de energia elétrica tornou-se bastante comum devido às suas vantagens em relação aos postes de madeira, tais como: maior durabilidade quando expostos a fatores ambientais e segurança.

Consequentemente estudos vem sendo aprofundados em relação a durabilidade dos postes de concreto armado. A corrosão das armaduras do concreto armado resulta em altos custos de reparo, as abordagens modernas não levam em consideração apenas à resistência a compressão como o único indicador de durabilidade, especificam também as características, as propriedades e a forma de fabricação do material em função de uma almejada vida útil para o ambiente em questão (BOUNY, CAPRA e LAURENS, 2008).

Além da importância do assunto, vida útil de postes de concreto armado, as concessionárias também enfrentam dificuldade em relação as manutenções, troca de postes, devido a necessidade de interrupção da energia elétrica.

Dessa maneira, estudar as propriedades do concreto, como o desenvolvimento de agentes agressivos na sua estrutura porosa, torna-se muito importante, pois as pesquisas nessa área contribuem para melhores parâmetros de projeto. Além disso, incentivar busca por novos materiais que possam contribuir na durabilidade, além de acrescentarem dados experimentais à uma área tão importante e relacionada com o desenvolvimento sustentável.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135