ENSAIO SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE), que foi estabelecido em 2007, é uma colaboração entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Nele está previsto o desenvolvimento de ações educacionais voltadas para comunidades escolares, através da associação com as redes de saúde. A implementação do PSE prevê uma integração aos serviços da Atenção Básica através das Estratégias de Saúde da Família, sendo responsabilidade dos gestores de educação e saúde a articulação e consumação do projeto. Nessa perspectiva, a educação e a responsabilidade ambiental, assim como o impacto da saúde ambiental nas comunidades, podem ser fortalecidas junto às populações, através da problematização e debates temáticos, visando a construção de sujeitos críticos sobre as ações humanas nos ecossistemas. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo relacionar, teoricamente, a prática do PSE em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Santa Cruz do Sul, que foi projetada para ser uma ESF sustentável. Com isso, incorpora-se conceitos de saúde e ambientalismo, já que a educação ambiental em saúde é um tema pouco abordado. O escopo do estudo é promover o interesse de profissionais da saúde e da educação à apropriarem-se de saberes ambientais e vinculá-los com sua realidade, para que se possibilite a construção de sujeitos críticos, em relação ao tema da sustentabilidade, dentro da comunidade em que estão inseridos. Metodologia: O estudo utilizou de pesquisa bibliográfica para uma revisão de literatura sobre temas que abordassem as diretrizes do Programa Saúde na Escola, os princípios e fundamentos da Atenção Básica e conceitos sobre educação ambiental. Diversas fontes de materiais foram utilizadas, como legislações, livros e dissertações, com o objetivo de trazer uma visão intersetorial do assunto abordado. Principais Resultados: Apesar do PSE propor a intervenção da área da saúde na formação dos estudantes e nas contribuições destes em suas famílias, as intervenções ainda se limitam à prática de promoção, prevenção e autocuidado na saúde, sem edificar a aprendizagem ao conhecimento ampliado sobre as relações entre políticas de saúde, o controle social e o exercício da cidadania. Desse modo, Estratégias de Saúde da Família com um modelo sustentável podem ser instrumentos inovadores, pensados a partir da articulação com a comunidade escolar e ligados aos princípios ambientais. O PSE serve como modelo a ser seguido na busca de aprendizagens e visões socioculturais integrativas, por meio de modelos adaptados à realidade das comunidades e que busquem agregar melhorias na qualidade de vida do corpo social. A implementação do PSE em uma ESF sustentável mostra valioso potencial educativo. Conclusões do trabalho: Sendo assim, pode-se concluir que o PSE possui extrema importância na criação e no fortalecimento dos laços entre escolas e serviços de saúde públicos. Sua implementação agrega novos saberes na formação integral de estudantes da educação básica, associando conhecimentos socioculturais à Saúde. Além do mais, é notória a relevância que uma ESF sustentável exerce sobre a qualidade de vida de uma comunidade, intervindo de forma integradora e educadora.
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ISSN 2764-2135