ADAPTAÇÕES NO COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS AO SISTEMA DE TRANSPORTE DE ALTA CAPACIDADE

Arlindo Aparecido dos Santos, LUÍS SÉRGIO SARDINHA, Valdir Aquino de Lemos

Resumo


Resumo: Milhões de pessoas vivem em áreas urbanas no mundo, estima-se que 55% da população mundial reside nas grandes cidades e a expectativa é que esta porcentagem atinja 70% até 2050. Devido a essa explosão demográfica nas grandes metrópoles esta população precisa conviver com inúmeros obstáculos, dentre eles, a mobilidade urbana. O sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de São Paulo conta com quatro operadoras do sistema de transporte denominada Rede Metroferroviária de São Paulo é responsável pelo transporte diário de 7,8 milhões de passageiros esse número corresponde a 75% de todas as pessoas transportadas por trens e metrô no Brasil, estima-se que a população trabalhadora passa aproximadamente 1/3 da vida inserida em algum meio de transporte. O objetivo geral do presente trabalho foi discutir e descrever fenômenos influentes na compreensão do comportamento dos indivíduos quando se encontram inseridos em múltiplos grupos no sistema de transporte. O método utilizado foi a revisão bibliográfica, que contou com 28 artigos acadêmicos, sete livros, cinco leis federais, quatro leis estaduais, três leis municipais, totalizando 47 obras publicadas entre 1957 e 2021, encontradas por meio das bases de dados do SciELO Brasil, Pepsic, Google acadêmico e bibliotecas virtuais. Os principais resultados indicam que, inicialmente, o sistema ferroviário era utilizado para transporte de carga, mercadorias e trabalhadores das fazendas cafeeiras paulistas, é o sistema mais antigo e o que mais sofreu reestruturação para a adaptação do modelo que existiu em uma era remota para o modelo atual, adaptado totalmente para o transporte de pessoas, diferente do sistema metroviário que fora projetado e construído exclusivamente para o transporte de passageiros. Estima-se que a constante evolução das cidades e da sociedade influencia a mudança dos comportamentos de cada indivíduo de maneira singular afetando de modo único os hábitos de cada um. Supõe-se que através de estudos e observações é possível identificar a transformação dos comportamentos emitidos de acordo com as necessidades e desejos individuais. As mudanças de comportamento dos indivíduos que utilizam o transporte sobre trilhos, não apresentam origens especificas, mas sim diversos fatores, podemos considerar a historicidade do modelo de transporte (trem/metrô), localidade e condições ambientais para embarque e desembarque do passageiro, horário e tempo de percurso, as orientações emitidas pelas companhias para os passageiros também são diferentes, sendo possivelmente um dos fatores responsáveis pela emissão dos comportamentos dos indivíduos, além das estruturas físicas, e a adaptabilidade estrutural dos espaços, também é necessário considerar as particularidades de cada indivíduo como possível estímulo para interpretações internas da psique. Conclui-se que existem atualmente diversos artigos e estudos acadêmicos para identificar os comportamentos que as pessoas emitem quando estão inseridos nos transportes coletivos, porém é pouco explorado quando se trata de transporte coletivo de alta capacidade, o que se faz necessário principalmente diante do crescimento populacional e da expansão das cidades e bairros, causando um aumento considerável de indivíduos utilizando o sistema metro ferroviário, assim como ocorre em países europeus e asiáticos. Palavras-chave: Transporte Coletivo; Psicologia Social; Qualidade de Vida; Adaptação; Prevenção. 

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ISSN 2764-2135