EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
Para firmar um compromisso global feito entre diversos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, foi criada a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nela foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem temas como o clima global, desigualdade, educação, consumo sustentável, justiça, paz, entre outros. São ao todo 169 metas que devem ser alcançadas através da articulação entre os governos, organizações, empresas e a sociedade. A importância da educação para o desenvolvimento é algo que se discute há algum tempo, mas ela ganhou destaque através da sua inserção entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Por este motivo, entre outros, este tema foi escolhido para o Trabalho de Conclusão no Curso de Geografia ao qual este resumo de refere. O objetivo 4 da Agenda 2030, que trata especificamente da Educação, tem como meta tornar a educação equitativa e de qualidade, para todos. Isto nos levou a colocar como questão central desta pesquisa: Como o objetivo educação de qualidade, previsto nos ODS’s, está sendo implementado no plano e nos projetos de educação do munícipio de Santa Cruz do Sul? Além desse propósito, buscou-se caracterizar o atual contexto da educação, referente a inclusão, equidade e qualidade, em Santa Cruz do Sul; Identificar, no plano de educação do município e nos projetos criados ou desenvolvidos pela gestão municipal de SCS, as metas do ODS 4; e identificar os benefícios destas ações para o desenvolvimento da educação no município. Os dados analisados foram obtidos por meio de fontes bibliográficas, análise de documentos, entre eles o Plano Municipal de educação, e do uso de dados estatísticos acerca da educação municipal. Na análise apresenta-se a contextualização da educação no município, as possibilidades para a implementação do ODS 4, as possíveis ferramentas de monitoramento e a análise das relações feitas a partir do cruzamento das metas do ODS4 e do Plano Municipal de Educação, feita com base em dados estatísticos, bem como informações dos projetos em execução, a fim de explicitar o andamento de cada meta e representar a realidade da educação em Santa Cruz do Sul. Através deste trabalho conclui-se que, de modo geral, as metas estão contempladas no PME através de outras metas e estratégias definidas pelo município. Foi possível estabelecer relação com todas as metas do ODS 4, exceto a meta 4.b, pois ela não se enquadra diretamente à realidade brasileira. Quanto à implementação das metas, a falta de indicadores em nível municipal dificulta a análise para determinar se foram atingidas ou não, mas pelos dados analisados pode-se afirmar que todas as metas foram parcialmente atingidas ou estão em implementação. Percebe-se que Santa Cruz do Sul está no início do caminho para o desenvolvimento sustentável, apesar de não estar explicitado em seus documentos, portanto falta colocar em evidência a busca e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Destacamos que a mobilização deve ser em prol da implementação de todos os ODS’s e suas respectivas metas, e não apenas o que diz respeito à Educação. Uma meta está ligada a outra, e só quando todas as metas estiverem sendo implementadas é que de fato estaremos no caminho para desenvolvimento sustentável.
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ISSN 2764-2135