DE OTAKU PARA OTAKU: A LINGUAGEM DOS ANIMES

Raphaela de Moura dos Santos, Simone Caldas Bedin

Resumo


O “boom” da cultura pop japonesa fez com que as animações japonesas fossem difundidas para todo o mundo, as animações agora apelidadas carinhosamente de “animes”, ganharam uma vasta gama de gêneros e subgêneros afim de atrair ainda mais fãs. Personagens cativantes, ilustrações cheias de cores e trilhas sonoras poderosas conquistam e atraem os telespectadores de todas as idades. E assim, surgiram os Otaku’s, conhecidos como grandes fãs da cultura pop japonesa, animes, mangás e todos os subprodutos que envolvem o universo dos personagens 2D.

Entre os 12 aos 20 anos, é onde a maioria dos indivíduos tem acesso aos animes, através da cibercultura, a grande facilitadora do intercâmbio de informações pelo mundo. Sendo, justamente nesta fase do desenvolvimento que sucedem mudanças tanto corporais quando psicológicas. O adolescente passa a ter um olhar subjetivo, ou seja, começa a fazer sua própria interpretação do mundo, criando sua própria forma de interagir em sociedade, desta forma, passa estabelecer novos padrões comportamentais, utilizando-se de símbolos previamente internalizados para buscar grupos sociais que possuem interesses e habilidades semelhantes à sua, resultando em laços sociais. É nesse momento que esse novo grupo social passa a fazer parte da vida do sujeito, por meio de uma comunidade identificatória que tem seu próprio funcionamento, criando sua própria linguagem, participando de fóruns e comunidades, criando eventos voltados à cultura pop japonesa e cosplays. Ainda é possível observar que os animes tem a capacidade de nos fazer pensar, traz à tona sentimentos e emoções de forma lúdica, significativa e atrativa marcando permanentemente a história de vida desses sujeitos.

Trata-se entrão de uma revisão sistemática descritiva de literatura, onde foi feita a pesquisa em bases de dados científicos Scielo, Periódicos CAPES e Google Acadêmico, a fim de colher material que nos levem a responder o questionamento levantado pelo trabalho “ causas pelas quais os jovens adultos consomem animes e suas variantes?”; “como funciona a linguagem dos animes dentro da comunidade Otaku?”. Traçando um caminho para o objetivo deste trabalho que visa descobrir quais as a motivações que levam os jovens adultos a assistirem animes. O material coletado passou por análise psicanalítica, mais especificamente o conceito criado por Jaques Lacan, a psicanálise em extensão que permite a análise do conteúdo a partir de textos, trazendo embasamento cientifico para o trabalho.

No que tange os questionamentos, as motivações que levam o sujeito a assistir anime está amplamente atrelada ao motivo que os leva a continuar assistindo. O hobby de assistir animes se torna uma linguagem, pois é uma forma de aproximação de um grupo social, desde o processo de identificação onde o adolescente estabelece seus gostos até os laços sociais que ele fará em outras esferas de sua vida. Os animes tornas os Otakus, mesmo que distantes, semelhantes. Por fim, podemos entender que a transgeracionalidade é grande exemplo do motivo que leva os Otakus a assistir e continuar assistindo, é possível observar isso nos eventos onde adultos e crianças andam lado a lado com a mesma feição de admiração. Além de que, comunidade Otaku demanda de diversos itens de comercialização, que atrai olhares e vontades, na infância, geralmente, não se tem condições de compra desses itens, concluindo assim o ciclo do consumo midiático.


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ISSN 2764-2135