CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ATORES DA QUÁDRUPLA HÉLICE NO ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO DOS VALES
Resumo
Introdução: A constituição de Ecossistemas Regionais de Inovação (ERI) é importante para a auto organização de espaços geográficos definidos com objetivo de promover inovação e desenvolvimento regional. O Estado do Rio Grande do Sul, que almeja ser referência global em inovação até 2030, implementou o Programa INOVA RS de maneira estratégica a fim de atender esse objetivo. Por este programa previu-se a construção de parcerias estratégicas entre os atores da quádrupla-hélice e, operacionalmente, dividiu o Estado em oito regiões representativas. Na Região dos Vales, compreendida pelos vales do Rio Pardo e Taquari, o programa, que foi lançado em setembro de 2019, busca explorar as potencialidades da região nos setores agroalimentar, saúde e serviços, a fim de consolidar o ERI visando o desenvolvimento regional. O presente programa envolve os seguintes atores: governo, sociedade civil organizada, empresas e academia. Com isso, a comunicação, além de informar de maneira clara para se entender os acontecimentos inovadores que permeiam o programa, é um fator muito importante para conseguir fazer com que esses atores se relacionem. Objetivo: Contribuir para construção de uma estratégia de comunicação entre os atores da quádrupla hélice no ERI dos Vales e analisar a importância que a mesma tem no ecossistema. Metodologia: Foi definido previamente pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, um plano geral de comunicação, que consistia na criação de algumas peças gráficas e também a elaboração de releases periódicos para a mídia regional e para os canais próprios da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Além dessas ferramentas de comunicação, foram agregados novos meios para a divulgação das atividades realizadas pelo ERI. Todos os materiais eram enviados para passar por uma avaliação e só assim poder ser divulgado. Resultados: Como já identificado, a comunicação tem um papel fundamental dentro de um ecossistema de inovação. Dentro desse quesito, foram produzidos aproximadamente 20 cards para as redes sociais da SICT e materiais para divulgar eventos e talks, materiais impressos para a disseminação em eventos e feiras presenciais, criação de identidades visuais para projetos que permeiam o programa, releases para divulgação externa e newsletters internas. Estas formas de divulgação foram úteis para socializar eventos e atividades cuja comunicação com o público de interesse era necessária. Além disso, foi atualizada a estrutura do Podcast Inova Vales , programa onde foi realizada também a produção e contou com participações. Conclusão: Durante a análise realizada no período de um ano, é possível afirmar que a comunicação entre o programa e os atores está em um período de ascensão e que as ações realizadas auxiliaram nesse processo. Porém, ainda há carência de maior divulgação dos projetos já em andamento, principalmente considerando a disseminação dessas informações nas mídias mais representativas do ERI. Mesmo tendo percebido retorno através das ações realizadas quanto aos materiais divulgados, entende-se que um canal de divulgação próprio seria necessário para ter um contato mais direto com o público da região dos Vales. Caso a realização de um canal próprio não seja possível em virtude de questões de legislação, é necessário definir outros canais de comunicação e adequar a linguagem e o tom de voz para estar alinhados às características dos envolvidos.
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ISSN 2764-2135