A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ENXUTOS DE PRODUÇÃO NO CONTEXTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E AS SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DO ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO DOS VALES – RS

Brenda Longoni da Silva Lopes, Elines da Gloria Fredrich, Liane Mahlmann Kipper, Pietro Cunha Dolci, Lucas Goecks, Thomas Muller Schmidt, Ana Letícia Zappe

Resumo


Introdução: UNISC, UNIVATES e UERGS estão comprometidas no desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação (ERI) dos Vales do Rio Pardo e Taquari. Para que isto ocorra, os agentes da Quádrupla Hélice (universidade, governo, empresa e sociedade civil) devem atuar de maneira conjunta, como indutores no desenvolvimento do ERI. Neste modelo, a universidade atua na produção do conhecimento, a empresa na aplicação prática, a sociedade civil nos interesses da comunidade e o governo nas políticas públicas para financiar e minimizar as dificuldades na implantação e desenvolvimento da cultura de inovação (AP DA COSTA MINEIRO et al., 2015). Autores indicam que as empresas que implementam as práticas dos sistemas enxutos podem ser mais propensas a adotar as tecnologias da Transformação Digital – TD (TORTORELLA et al., 2018). Assim, se torna essencial analisar a relação dos sistemas enxutos de produção para o desenvolvimento do ERI e suas relações com a TD. Objetivo: Analisar a opinião de empresas com potenciais à inovação sobre a importância dos sistemas enxutos de produção no contexto da TD e sua relação no desenvolvimento do ERI. Metodologia: Estudo exploratório de base quantitativa realizado por meio de questionário direcionado às empresas localizadas na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, a fim de atribuir suporte às atividades de criação do ecossistema de inovação local. O questionário foi desenvolvido com base em estudos sobre o tema e apresenta 6 áreas (TD nas organizações; cibersegurança; desafios de infraestrutura; benchmarking competitivo; suporte à TD; desempenho organizacional) além de questões sobre o contexto da TD e dos sistemas enxutos.

Resultados: Até o momento 14 empresas responderam ao questionário. O perfil predominante das respondentes revela que 50% tem mais de 500 empregados e a maioria (85,71%) são empresas brasileiras, com atuação no mercado nacional (42,86%) e internacional (42,86%). Na região Sul do Brasil encontram-se as plantas mais avançadas de 13 das 14 empresas respondentes. Todas indicam que o sistema enxuto de produção auxilia na implantação da TD nas operações. A competição estrangeira que as empresas enfrentam no mercado também foi indicada como muito alta (69,23%), bem como em termos de modelo de negócios e transformações dos produtos (84,62%), o que revela a importância da criação do ERI. Sobre a TD, ações vem acontecendo nas empresas com foco em segurança de dados e otimização do desempenho operacional. Conclusão: A partir dos resultados obtidos, observa-se a importância da relação entre os sistemas enxutos de produção com a TD, tendo em vista que todas as respostas são positivas ao afirmar que a existência deste sistema nas empresas auxilia na implantação da TD. Observando as opiniões a respeito das mudanças no cenário mercadológico, a criação do ERI é vital para fortalecermos as empresas locais nos tempos atuais.

Referências:

AP DA COSTA MINEIRO, Andréa et al. Da hélice tríplice a quíntupla: uma revisão sistemática. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 51, p. 77-93, 2018.

 

TORTORELLA, Guilherme Luz et al. Implementação da produção enxuta e Indústria 4.0 em empresas brasileiras de manufatura. Revista Empreender e Inovar, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2018.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135