ALFABETIZAÇÃO: UMA FORMA LÚDICA E PRAZEROSA

Karina dos Santos do Nascimento, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


INTRODUÇÃO: Essa prática pedagógica descreve ações e práticas pedagógicas
desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz
do Sul/UNISC, na modalidade de oficinas. As oficinas pedagógicas foram
desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, no
bairro Piratini no município de Santa Cruz do Sul com a presença de 15 crianças
do 1º e 2º ano. Realizamos as oficinas com dois grupos de crianças e a temática
foi alfabetizando de forma lúdica. OBJETIVOS: O principal objetivo é qualificar a
escrita e a leitura de palavras aprimorando a escrita de forma mais lúdica, pois no
início do ano letivo com a realização das testagens percebemos que as crianças
ainda não estavam nem reconhecendo todas as letras do alfabeto, levamos para
as oficinas diferentes tipos de materiais como o alfabeto móvel que foi bastante
utilizado nas atividades de leitura e escrita. Tivemos a grande oportunidade de
desenvolver práticas docentes, adquirindo experiências na área da alfabetização
e construindo e mediando conhecimentos que ao longo da formação acadêmica
vamos aprimorando. METODOLOGIA: Primeiramente realizamos as testagens
para verificar quais as necessidades que as crianças apresentavam. Observamos
que elas eram pré-silábicas e silábicas e então começamos o projeto.
RESULTADOS: As crianças já demonstraram um grande crescimento na
autonomia e já reconhecem letras e números que não identificavam, é evidente o
interesse em livros a tanto que já virou hábito à espera por livros que são trazidos
toda a semana, eles adoram manusear e contar de sua maneira as histórias dos
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
livros para seus colegas, assim também construíram noções de espaços e o
gosto para escrever determinadas palavras no quadro de giz, caderno e tudo que
é proporcionado. São bastante prestativos e amam ajudar os colegas da turma
quando os mesmos ainda não conseguiram terminar a atividade proposta. Ainda
estão em processo de alfabetização, mas já avançaram inclusive aqueles que
precisam de um maior acompanhamento. CONCLUSÃO: As oficinas nos
proporcionaram o contato direto com as crianças durante todo o período deste
semestre do ano de 2015 o que é de extrema importância tanto para minha vida
profissional quanto pessoal e no crescimento de nós como seres humanos mais
dignos capazes de formar cidadãos mais críticos e capazes de decidir e lutar
pelos seus próprios ideais. Reconhecer suas necessidades de alfabetização
durante esses meses foi de extrema importância e de grande valor para minha
formação acadêmica. Com as oficinas percebemos que é a profissão que
amamos e queremos para a nossa vida e não tem nada mais gratificante do que o
retorno das nossas crianças e logicamente que não sabemos tudo como
professores ensinamos sim, mas também aprendemos muito com eles que na
verdade são nossos futuros, não basta amar as crianças também precisamos
amar o ato de ensinar e nos dedicar sempre nos atualizando e estudando, afinal
as tecnologias vem surgindo e não podemos parar no tempo. Com todas as
atividades propostas buscamos formas mais prazerosas contribuindo na
alfabetização e no gosto pela leitura e escrita.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.