ESTUDO DIRIGIDO EM FÍSICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E DA NECESSIDADE DE DEDICAÇÃO DO ALUNO AO ESTUDO
Resumo
Um dos grandes problemas enfrentados pelos professores da educação básica na
área da Física é a falta de tempo que possuem para abordar todos os conteúdos
obrigatórios a serem trabalhados na área. Estes conteúdos não devem ser
apenas abordados e ensinados pelos professores, mas também se deve avaliar a
aprendizagem, e se esta não for satisfatória devem ocorrer revisões e
reavaliações até que o aluno alcance o mínimo esperado. Para a Física são
cerca de 60 (sessenta) tópicos que devem ser abordados, trabalhados e
discutidos em sala de aula. Com um total de 200 (duzentos) dias letivos, tem-se,
em média, 3 (três) dias para trabalhar, discutir cada um deles e depois avaliar se
os alunos os compreenderam. Porém esse é só o princípio de todo o problema.
Podem ocorrer situações que fazem com que aconteça menor número de aulas,
ou mesmo redução do tempo destas, o que pode acarretar na descontinuidade de
conteúdos que incialmente dispunham de apenas três dias para serem
abordados. Ainda, deve ser considerado que o Exame Nacional de Ensino Médio
ocorre antes do término das aulas do terceiro ano do ensino médio, reduzindo
ainda mais o tempo necessário para o professor apresentar, explicar, avaliar,
retomar e reavaliar todos os conteúdos previstos. Com todos esses agravantes, o
professor tem que se dedicar mais para que consiga cumprir com a demanda dos
assuntos, e o aluno também tem que cumprir seu dever de ser um agente ativo
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
nesse processo. O profissional da educação dispõe de algumas ferramentas para
auxiliá-lo nessa tarefa, sendo uma delas o estudo dirigido, que atualmente tem
sido bastante discutido e que pode ser interessante como metodologia de ensino
a ser aplicada no ensino médio. Esta metodologia envolve, por definição, o
trabalho do professor envolvendo um assunto da aula e dirigindo-o a um aspecto
mais específico de um todo. Porém o professor da escola de ensino médio para
poder aplicar este método deverá mudar um pouco essa definição. Como por
exemplo, terá que produzir um material extraclasse para o aluno estudar de tal
forma que possa ser cobrado em alguma avaliação. Esse mecanismo tem que ser
incluído como parte de todo o processo de construção do conhecimento do aluno
e deve ser usado de maneira coerente com todo o andamento dos conteúdos
abordados e aulas do ano letivo. Um dos pontos mais importantes desse método
de ensino extraclasse é que ele transcende a todos aqueles problemas da falta de
tempo que inevitavelmente o professor tem, e que faz parte da realidade do
ensino atual, principalmente em áreas como a Física. Deve-se considerar ainda
que o ambiente que o aluno escolherá para estudar esse material será o mais
confortável e propício para ele, levando em consideração que há a possibilidade
de outras fontes de conhecimento que poderá buscar, como seus colegas, seus
pais ou responsáveis, bem como a internet e tecnologias atuais que geralmente
não são utilizadas no ensino formal. O ambiente, as tecnologias, a liberdade de
gerar o conhecimento e de trocar informações, estimulam o pensamento de um
pesquisador e, consequentemente, o pensamento crítico. É uma prática diferente
do estudo autodidata, no passo de que o professor foi quem desenvolveu o
material que será utilizado pelo aluno; e do “homeschooling”, pois este usa os
pais como caminho para a formação do conhecimento e não o educador. Há
algumas semelhanças entre essas práticas, os alunos ficam mais tempo em casa
estudando e praticando as áreas do conhecimento que eles mais têm aptidão, o
que resultará em uma escolha profissional melhor, bem como uma boa qualidade
de vida. Deve-se considerar que a escolha profissional é muito difícil para os
adolescentes, que são a maioria dos alunos de ensino médio, e uma prática que
facilite essa escolha é de suma importância. Esta possibilidade de
complementação do ensino também prepara o estudante para a vida acadêmica
em instituições de ensino superior. Pois essa etapa do ensino é mais autodidata
conforme se avança para a conclusão do curso, gerando situações de autonomia,
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
aprendizagem de como aprender, busca de novos assuntos, entre outros.
Portanto a prática do estudo dirigido adaptado para a prática do ensino médio tem
grande potencial de resolução dos problemas relacionados ao tempo de ensino
disponível ao professor, ajuda com o amadurecimento do aluno, o auxilia na sua
escolha profissional, bem como na sua preparação para o ensino superior.
área da Física é a falta de tempo que possuem para abordar todos os conteúdos
obrigatórios a serem trabalhados na área. Estes conteúdos não devem ser
apenas abordados e ensinados pelos professores, mas também se deve avaliar a
aprendizagem, e se esta não for satisfatória devem ocorrer revisões e
reavaliações até que o aluno alcance o mínimo esperado. Para a Física são
cerca de 60 (sessenta) tópicos que devem ser abordados, trabalhados e
discutidos em sala de aula. Com um total de 200 (duzentos) dias letivos, tem-se,
em média, 3 (três) dias para trabalhar, discutir cada um deles e depois avaliar se
os alunos os compreenderam. Porém esse é só o princípio de todo o problema.
Podem ocorrer situações que fazem com que aconteça menor número de aulas,
ou mesmo redução do tempo destas, o que pode acarretar na descontinuidade de
conteúdos que incialmente dispunham de apenas três dias para serem
abordados. Ainda, deve ser considerado que o Exame Nacional de Ensino Médio
ocorre antes do término das aulas do terceiro ano do ensino médio, reduzindo
ainda mais o tempo necessário para o professor apresentar, explicar, avaliar,
retomar e reavaliar todos os conteúdos previstos. Com todos esses agravantes, o
professor tem que se dedicar mais para que consiga cumprir com a demanda dos
assuntos, e o aluno também tem que cumprir seu dever de ser um agente ativo
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
nesse processo. O profissional da educação dispõe de algumas ferramentas para
auxiliá-lo nessa tarefa, sendo uma delas o estudo dirigido, que atualmente tem
sido bastante discutido e que pode ser interessante como metodologia de ensino
a ser aplicada no ensino médio. Esta metodologia envolve, por definição, o
trabalho do professor envolvendo um assunto da aula e dirigindo-o a um aspecto
mais específico de um todo. Porém o professor da escola de ensino médio para
poder aplicar este método deverá mudar um pouco essa definição. Como por
exemplo, terá que produzir um material extraclasse para o aluno estudar de tal
forma que possa ser cobrado em alguma avaliação. Esse mecanismo tem que ser
incluído como parte de todo o processo de construção do conhecimento do aluno
e deve ser usado de maneira coerente com todo o andamento dos conteúdos
abordados e aulas do ano letivo. Um dos pontos mais importantes desse método
de ensino extraclasse é que ele transcende a todos aqueles problemas da falta de
tempo que inevitavelmente o professor tem, e que faz parte da realidade do
ensino atual, principalmente em áreas como a Física. Deve-se considerar ainda
que o ambiente que o aluno escolherá para estudar esse material será o mais
confortável e propício para ele, levando em consideração que há a possibilidade
de outras fontes de conhecimento que poderá buscar, como seus colegas, seus
pais ou responsáveis, bem como a internet e tecnologias atuais que geralmente
não são utilizadas no ensino formal. O ambiente, as tecnologias, a liberdade de
gerar o conhecimento e de trocar informações, estimulam o pensamento de um
pesquisador e, consequentemente, o pensamento crítico. É uma prática diferente
do estudo autodidata, no passo de que o professor foi quem desenvolveu o
material que será utilizado pelo aluno; e do “homeschooling”, pois este usa os
pais como caminho para a formação do conhecimento e não o educador. Há
algumas semelhanças entre essas práticas, os alunos ficam mais tempo em casa
estudando e praticando as áreas do conhecimento que eles mais têm aptidão, o
que resultará em uma escolha profissional melhor, bem como uma boa qualidade
de vida. Deve-se considerar que a escolha profissional é muito difícil para os
adolescentes, que são a maioria dos alunos de ensino médio, e uma prática que
facilite essa escolha é de suma importância. Esta possibilidade de
complementação do ensino também prepara o estudante para a vida acadêmica
em instituições de ensino superior. Pois essa etapa do ensino é mais autodidata
conforme se avança para a conclusão do curso, gerando situações de autonomia,
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
aprendizagem de como aprender, busca de novos assuntos, entre outros.
Portanto a prática do estudo dirigido adaptado para a prática do ensino médio tem
grande potencial de resolução dos problemas relacionados ao tempo de ensino
disponível ao professor, ajuda com o amadurecimento do aluno, o auxilia na sua
escolha profissional, bem como na sua preparação para o ensino superior.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.