INFORMÁTICA EDUCACIONAL, COMPUTAÇÃO E EDUCOMUNICAÇÃO

Tanúbia da Rosa Haas, Marcia Elena Kniphoff da Cruz, Viviane Müller Lawisch Alves

Resumo


A utilização da informática pelas escolas cresce a cada dia, em todas as áreas,
inclusive na área pedagógica. O uso adequado da informática oportuniza o
desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como,
desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, elementos fundamentais para a
construção do conhecimento. Fundamentado nesse preceito, o Subprojeto de
Informática (SI) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID) fomenta a capacitação do futuro professor da área da Computação, bem
como oportuniza a introdução desse aluno à realidade tecnológica disponível nas
escolas da rede pública de ensino. O PIBID é mantido financeiramente pela
CAPES e ocorre em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Ligado a ele, o Subprojeto de Informática é coordenado por professores do curso
de Licenciatura em Computação, da UNISC. Os bolsistas PIBID deste subprojeto
são estudantes da Licenciatura em Computação e consideram que, a informática
educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com o mundo
tecnológico e midiático, como recurso para prover uma aprendizagem repleta de
significados, através da utilização de software e hardware adequados ao
ambiente escolar. Utilizar o computador de forma coerente é uma possibilidade de
ampliar e diversificar a prática pedagógica. Atualmente existem diversas
abordagens pedagógicas para o emprego da tecnologia na Educação. Uma diz
respeito à Educomunicação, que, segundo Franco (2004) cria e fortalece
ecossistemas comunicativos em espaços educativos (o que significa criar e rever
as relações de comunicação na escola), entre direção, professores e alunos, bem
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
como da escola para com a comunidade, criando sempre ambientes abertos e
democráticos e, ainda, melhorar o coeficiente expressivo e comunicativo das
ações educativas. A segunda abordagem reforça a questão da Informática na
Educação, conforme supracitado e a terceira envolve o Pensamento
Computacional, considerado por Ribeiro (2013) mais uma linguagem (junto com
as linguagens escrita e falada, e a matemática) que podemos usar para falar
sobre o universo e seus processos complexos. O ensino de habilidades que
envolvem o pensamento computacional pode ser feito através de atividades
dirigidas que envolvem o ensino de conceito fundamentais da computação, não
necessariamente utilizando computador. Já existem diversos programas e
projetos que têm se preocupado em desenvolver atividades e aulas para o
desenvolvimento do pensamento computacional nos diversos níveis de ensino. O
processo cognitivo usado pelos humanos para encontrar algoritmos para resolver
problemas é chamado de Pensamento Computacional ou Pensamento
Algorítmico. Outra questão importante é o local onde as atividades voltadas à
tecnologia são desenvolvidas; geralmente, em laboratórios de informática. Esses
espaços são criticados por diferentes autores, contudo, outras experiências que
envolvem equipamentos portáteis também têm demonstrado dificuldades
causadas por diversos fatores. O aspecto mais solicitado pelas escolas
integrantes do PIBID-UNISC é o relacionado à Informática na Educação. Os
bolsistas do SI consideram que todos os patamares são importantes e que a
Informática na Educação oportuniza a melhor forma de ingresso da tecnologia na
escola. Consideram, ainda, que, o Pensamento computacional deve ser
amplamente incentivado, pois a área da Computação deve permear já a
Educação Básica, sem transformar a máquina na principal figura educacional.
Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar
criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento quando
em ambiente tecnológico, todos os envolvidos com o ato de educar necessitam de
um realinhamento às novas concepções tecnológicas. Como aspecto
preponderante aponta-se a necessidade de oportunizar aos estudantes de
licenciaturas a formação necessária ao trabalho com tecnologias educacionais
para atender os três patamares apresentados, proposta que vem sendo
incentivada pelo PIBID-UNISC.

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