LONGA METRAGEM ''TOY STORY'' COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONAL PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NA OFICINA DO PIBID
Resumo
O cinema ainda continua sendo uma das artes que mais mexe com o imaginário
das pessoas e que as transporta para uma imersão de sentimentos e emoções. É
através dele que nós, bolsistas do subprojeto de letras inglês, conduziremos um
projeto experimental na Escola de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário,
neste segundo semestre de dois mil e quinze. Partimos primeiramente da
elaboração de atividades e aitividades lúdicas, que servem como motivação e
aumentam o interesse dos aprendizes em relação ao aprendizado como explica
KISHIMOTO(1994). Essas atividades, tais como, brincadeiras ao ar livre,
cruzadas, desenho, memória, etc, serão cruciais para o desenvolvimento do
restante do projeto, já que elas estarão desenvolvendo o aprendizado de novos
vocábulos que aparecerão no longa metragem que será exibido em um
determinado momento. Este longa é a peça motivacional central do projeto. O
filme escolhido foi Toy Story, da Pixar Animations com a Disney. Para VIANA,
(2010) o uso do visual na atualidade é de suma importância, já que vivemos
cercados por apelos visuais, ou seja, imagens, vídeos, videogames, telenovelas
inclusive o computador. Esse filme foi escolhido devido à faixa etária dos
participantes do PIBID na escola, crianças do 2º ao 6º ano do ensino fundamental
e também, pelo fato de ser uma animação, já que os produtores buscam manter
uma maior clareza para compreensão dos dizeres de cada personagem.
Trabalharemos a parte lexical anteriormente à exibição do filme, ou seja,
buscamos apresentar o maior número de itens lexicais que podem ser
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
encontrados no filme, além de levar em consideração também os valores sociais
abarcados nele. O filme acaba estimulando o aprendiz como diz NAPOLITANO
(2003), pois as imagens em movimento auxiliam no desenvolvimento da
compreensão evolutiva nas histórias, além de possibilitar uma dedução de sua
continuação. Ao longo da exibição, os estudantes desfrutarão do prazer desta arte
deixando a imaginação os levarem do ambiente de sala para um mundo novo. O
filme será exibido em áudio original, para que os alunos possuam um input do
idioma alvo, o inglês, o mais autêntico possível, para que o aprendiz progrida
numa ordem natural, e este insumo auditivo e visual o auxiliará a adquirir novos
conhecimentos como diz a teoria do input de KRASHEN (1982). Após a exibição
iniciaremos a parte prática do projeto. Produziremos conteúdos visuais com os
alunos. Utilizaremos da memória em torno da atividade para recriar cenas de Toy
Story, elaboraremos um vídeoclipe com a música tema do longa ''You've got a
friend in me'' de Randy Newman e claro, brincaremos com as frases icônicas de
Woody um dos personagens principais da trama. O objetivo deste projeto é, de
uma maneira totalmente diferente das práticas realizadas em sala de aula, expor
os estudantes ao idioma inglês e despertar neles o gosto pelo aprendizado da
língua inglesa.
das pessoas e que as transporta para uma imersão de sentimentos e emoções. É
através dele que nós, bolsistas do subprojeto de letras inglês, conduziremos um
projeto experimental na Escola de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário,
neste segundo semestre de dois mil e quinze. Partimos primeiramente da
elaboração de atividades e aitividades lúdicas, que servem como motivação e
aumentam o interesse dos aprendizes em relação ao aprendizado como explica
KISHIMOTO(1994). Essas atividades, tais como, brincadeiras ao ar livre,
cruzadas, desenho, memória, etc, serão cruciais para o desenvolvimento do
restante do projeto, já que elas estarão desenvolvendo o aprendizado de novos
vocábulos que aparecerão no longa metragem que será exibido em um
determinado momento. Este longa é a peça motivacional central do projeto. O
filme escolhido foi Toy Story, da Pixar Animations com a Disney. Para VIANA,
(2010) o uso do visual na atualidade é de suma importância, já que vivemos
cercados por apelos visuais, ou seja, imagens, vídeos, videogames, telenovelas
inclusive o computador. Esse filme foi escolhido devido à faixa etária dos
participantes do PIBID na escola, crianças do 2º ao 6º ano do ensino fundamental
e também, pelo fato de ser uma animação, já que os produtores buscam manter
uma maior clareza para compreensão dos dizeres de cada personagem.
Trabalharemos a parte lexical anteriormente à exibição do filme, ou seja,
buscamos apresentar o maior número de itens lexicais que podem ser
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
encontrados no filme, além de levar em consideração também os valores sociais
abarcados nele. O filme acaba estimulando o aprendiz como diz NAPOLITANO
(2003), pois as imagens em movimento auxiliam no desenvolvimento da
compreensão evolutiva nas histórias, além de possibilitar uma dedução de sua
continuação. Ao longo da exibição, os estudantes desfrutarão do prazer desta arte
deixando a imaginação os levarem do ambiente de sala para um mundo novo. O
filme será exibido em áudio original, para que os alunos possuam um input do
idioma alvo, o inglês, o mais autêntico possível, para que o aprendiz progrida
numa ordem natural, e este insumo auditivo e visual o auxiliará a adquirir novos
conhecimentos como diz a teoria do input de KRASHEN (1982). Após a exibição
iniciaremos a parte prática do projeto. Produziremos conteúdos visuais com os
alunos. Utilizaremos da memória em torno da atividade para recriar cenas de Toy
Story, elaboraremos um vídeoclipe com a música tema do longa ''You've got a
friend in me'' de Randy Newman e claro, brincaremos com as frases icônicas de
Woody um dos personagens principais da trama. O objetivo deste projeto é, de
uma maneira totalmente diferente das práticas realizadas em sala de aula, expor
os estudantes ao idioma inglês e despertar neles o gosto pelo aprendizado da
língua inglesa.
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